Nacional Titulo
Gaúcho que fez um transplante de coraçao respira normal
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 17:14
Compartilhar notícia


Primeiro brasileiro a receber um coraçao artificial totalmente dentro do corpo, o pedreiro gaúcho Dionisio Eloi já respira normalmente sem auxílio de aparelhos, se alimentando por enquanto com líquidos.

A informaçao consta do boletim médico divulgado nesta quarta pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, cujas equipes comandadas pelo seu diretor, Ivo Nesralla, e pela chefe da equipe de transplantes cardíacos, Solange Bordignon, realizaram a cirurgia inédita no país nessa última segunda-feira.

Dionisio recebeu o HeartMate, um aparelho norte-americano feito de titânio e material biológico, que fica no diafragma e bombeia sangue para o coraçao e vasos sangüíneos. A nota desta quarta corrigiu a idade do paciente, 48 anos, e nao 46 como o próprio instituto havia divulgado inicialmente.

A respiraçao natural sem auxílio de aparelhos, segundo o boletim médico, começou às 22h dessa terça. Sua situaçao cardiovascular é considerada ``estável', mas ele só será liberado dos cuidados intensivos da unidade de pós-operatório ``quando nao necessitar de drogas vasoativas endovenosas'.

O boletim informa, ainda, que a alta hospitalar ``somente ocorrerá quando a equipe tiver certeza de que ele e seus familiares tem domínio do funcionamento do equipamento, troca de baterias, alarmes etc'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;