Esportes Titulo
São Paulo bate o Vitória e segue na briga pela ponta
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
20/07/2003 | 19:57
Compartilhar notícia


O São Paulo bateu o Vitória por 2 a 0, neste domingo, no Barradão (Salvador), e deu mais um passo em busca da liderança do Campeonato Brasileiro. O Tricolor subiu a 41 pontos, dois atrás do Cruzeiro — que lidera a competição. O rubro-negro baiano segue com 26 pontos, na 11ª posição. Fabiano e Rico balançaram a rede na vitória são-paulina em Salvador. O volante Alexandre foi expulso e desfalca contra a Ponte Preta, quinta-feira, no Morumbi. Mas Gustavo Nery e Luís Fabiano voltam ao time titular.

Cada vez mais com a cara do técnico Roberto Rojas e do auxiliar Milton Cruz, o São Paulo esbanjou eficiência contra o Vitória e conquistou os três pontos mostrando muita segurança em campo. Mesmo pressionado pelo adversário e sem dominar a posse de bola, o Tricolor marcou bem e quase não foi ameaçado. As melhores chances do Vitória saíram em chutes de fora da área, todos bem defendidos pelo goleiro Rogério Ceni.

A ausência de Gustavo Nery (que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo) fez Rojas escalar quatro volantes no meio-campo: Alexandre, Lugano, Adriano e Fábio Simplício. O armador Carlos Alberto, que era o substituto mais provável de Gustavo Nery, perdeu o lugar para o uruguaio Diego Lugano, que atuou quase como um terceiro zagueiro. No ataque, o desfalque de Luís Fabiano (expulso contra o Atlético-PR) deu a oportunidade para os velozes Diego Tardelli e Rico formarem a dupla avançada. Forte na marcação e eficiente no contra-ataque, o São Paulo perdeu mais uma chance para golear fora de casa.

Logo aos 6 minutos, em sua primeira descida ao ataque, o Tricolor abriu o placar. O lateral Fabiano arrancou pela ponta esquerda e bateu cruzado para o gol, superando o arqueiro Juninho. O Vitória cresceu e passou a esboçar uma pressão. Mas não conseguiu se impor diante da superioridade são-paulina e ainda levou o segundo gol. Aos 28, Rico recebeu na área, passou pelo zagueiro Marcelo Heleno e chutou na saída de Juninho.

A vantagem de dois gols praticamente matou o Vitória. Para piorar a situação dos baianos, o São Paulo voltou mais ofensivo no segundo tempo - graças à saída de Fábio Simplício (machucado) para a entrada de Carlos Alberto - e criou chances de sobra para golear. Desmotivado e quase indolente, o rubro-negro não teve forças para reagir.

Logo aos 4, Diego Tardelli colocou Rico na cara do gol e o auxiliar marcou incorretamente impedimento. Rico ainda teve a chance num contra-ataque veloz em que ele e Diego Tardelli ficaram de frente com apenas um zagueiro adversário. Mas o camisa 10 foi fominha e acabou desarmado, enquanto Diego Tardelli pedia a bola livre no lado direito. Nem a expulsão do volante Alexandre, aos 35, deu chances de reação ao rubro-negro baiano.

O São Paulo está numa seqüência de nove jogos sem derrota no Campeonato Brasileiro. Contra a Ponte Preta, na quinta-feira, o meia Ricardinho (recuperado de contusão) também pode retornar. Luís Fabiano ainda será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da expulsão contra o Atlético-PR, mas a audiência ainda não tem data marcada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;