Internacional Titulo
Confirmada viagem de relator brasileiro da ONU a Mianmar
Da AFP
06/11/2007 | 17:05
Compartilhar notícia


O relator especial da ONU para os direitos humanos em Mianmar, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, estará novamente no país do dia 11 a 15 de novembro, a convite das autoridades locais. O anúncio foi feito nesta terça-feira em um comunicado do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

Pinheiro, que não vai a Mianmar desde 2003, afirmou estar feliz com o convite da junta militar. "Este convite representa uma mensagem positiva de que as autoridades desejam cooperar com o relator especial e com o Conselho de Direitos Humanos", afirmou.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU havia lamentado, no mês passado, a repressão contra os manifestantes em Mianmar, pedindo às autoridades que permitissem que Pinheiro realizasse seu trabalho.

Por sua vez, o enviado especial das Nações Unidas Ibrahim Gambari solicitou, domingo, que a junta militar se comprometa a estabelecer um verdadeiro diálogo com a oposição.

Gambari chegou no sábado a Rangum, mas imediatamente partiu para Naypyidaw, a nova capital do país, situada mais ao norte.

No domingo, Gambari se encontrou com o ministro do Trabalho, Aung Kyi, um general de reserva nomeado no mês passado pelo regime para coordenar as relações com a oposicionista Aung San Suu Kyi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;