Economia Titulo
Opep corta produção em 1 milhão de barris diários
Do Diário OnLine
Com Agências
25/07/2001 | 18:26
Compartilhar notícia


A presidência da Opep confirmou nesta quarta-feira um corte de 1 milhão de barris diários na produção do cartel a partir de primeiro de setembro. O objetivo da medida seria garantir a estabilidade do mercado.

De acordo com o presidente do organismo, Chakib Jelil, a Opep decidiu cortar sua produção também com opção de realizar uma reunião extraordinária, que está marcada para agosto, mas não deverá acontecer.

Jelil disse ainda que a Opep desejava, deste modo, "garantir a estabilidade do mercado, satisfazer a demanda mundial e evitar a volatilidade dos preços em função dos interesses dos produtores e consumidores, depois de ter levado em conta o impacto do enfraquecimento econômico mundial e a demanda reduzida de petróleo".

Neste ano, a Opep cortou duas vezes sua produção, num total de 2,5 milhões de barris diários. Em suas duas últimas reuniões, em junho e julho, decidiu manter a produção, apesar de os países consumidores terem solicitado um aumento da produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;