Política Titulo
Deputados podem ampliar os poderes de Aécio Neves
02/12/2006 | 19:21
Compartilhar notícia


O projeto de resolução que dá carta branca ao governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), para elaborar leis que modificam a estrutura da administração direta e indireta do Executivo deverá ir a votação no plenário da Assembléia Legislativa mineira nesta semana.

A proposta, que tramita em regime de urgência, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça na última quinta-feira. A intenção é que as leis sejam editadas até 31 de janeiro do ano que vem, estabelecendo uma nova reforma administrativa.

O governador tucano conta com maioria absoluta no Legislativo, Apesar disso, para acalmar a oposição uma emenda foi incluída na proposta inicial, impedindo que alterações sejam feitas na estrutura da Cosapa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e na Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), visando a evitar a privatização de seus serviços.

O parecer da comissão concede poderes ao Executivo para criar, incorporar, transferir, extinguir e alterar órgãos públicos – inclusive autônomos – da administração direta. O governo do Estado também poderá modificar a estrutura orgânica de entidades da administração indireta.

Eleições – O tucano Aécio Neves foi reeleito no primeiro turno das eleições deste ano com o voto de 7 de cada 10 eleitores do Estado. A vitória consolidou não somente sua força eleitoral em Minas Gerais como também sua posição como um dos principais líderes do País.

Aécio obteve 7.482.809 de votos (77,03% dos válidos), derrotando o ex-ministro petista Nilmário Miranda – que teve 2.140.373 votos (ou 22,03%) – no segundo maior colégio eleitoral do Brasil.

O resultado também o credencia como um dos nomes do PSDB para concorrer à Presidência em 2010. A vaga de candidato a presidente deve ser disputada com o governador eleito José Serra, que venceu no primeiro turno a corrida eleitoral em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;