Nacional Titulo
Ciclone extratropical provoca ressaca no Rio
27/05/2004 | 23:25
Compartilhar notícia


Ventos intensos causados pela passagem de um ciclone extratropical próximo ao litoral Sul do país provocaram nesta quinta-feira ressaca com ondas que alcançaram mais de três metros de altura no Rio de Janeiro. O G-Mar (Grupamento Marítimo) do Corpo de Bombeiros informou que as maiores ondas ocorreram na praia de São Conrado, Zona Sul da cidade.

Os bombeiros evitaram sete afogamentos e também resgataram cinco pescadores que ficaram isolados em uma pedra no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste. Segundo o serviço de meteorologia da Marinha, a ressaca se estendeu do litoral de São Paulo ao do Espírito Santo.

Nesta quinta, o ciclone já havia se afastado da costa brasileira, mas a previsão é de que o mar continue agitado pelo menos até esta sexta. A temperatura no Rio variou entre 13,8ºC e 25,8ºC.

Geada – A grande nebulosidade que tomou conta do Paraná na manhã desta quinta-feira não permitiu a formação de geada, conforme previsto no dia anterior pelo Sistema Meteorológico do Paraná. No entanto, o fenômeno poderá ocorrer na madrugada desta sexta, quando se prevê novamente temperaturas muito baixas.

Nesta quinta, a mínima no Estado foi registrada em Cambará, no Norte, quase divisa com São Paulo, onde os termômetros marcaram 4ºC. Sem o forte vento observado na quarta-feira, a sensação de frio não era tão intensa.

Polar – A massa de ar polar que chegou ao Rio Grande do Sul na quarta-feira provocou a ocorrência de geada fraca em Cambará do Sul ao amanhecer desta quinta. O município, situado nos Campos de Cima da Serra, também registrou a temperatura mais baixa do Estado, de 2,8ºC. O frio substituiu o vento que, na quarta-feira, havia destelhado 15 casas e quatro escolas em Capão da Canoa, no litoral norte, e forçado a Capitania dos Portos a fechar a passagem de embarcações pela barra da lagoa dos Patos, em Rio Grande, no litoral Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;