Internacional Titulo
Rússia pede extradição de checheno preso na Dinamarca
Do Diário OnLine
Com AFP
31/10/2002 | 16:24
Compartilhar notícia


A Rússia enviou nesta quinta-feira às autoridades dinamarquesas o pedido de extradição de Akhmed Zakayev, enviado do presidente separatista checheno Aslan Maskhadov. Zakayev foi preso nesta quarta-feira na Dinamarca.

Zakayev, 43 anos, é acusado pelos russos de participar de atos terroristas e ser um dos que planejaram o seqüestro em um teatro de Moscou, semana passada. Ele ficará detido em prisão preventiva até o dia 12 de novembro.

Três personalidades americanas: o ex-secretário de Estado Alexander Haig; o conselheiro de segurança do ex-presidente americano Jimmy Carter, Zbigniew Breezinski; e o diplomata Max Kampleman enviaram na noite desta quarta-feira uma carta ao embaixador da Dinamarca nos Estados Unidos, em nome do "Comitê para a Paz na Chechênia".

Eles defenderam Kazayev, "um político moderado", advertindo a Dinamarca sobre os males que provocaria sua extradição para a Rússia, "que sabota todos os esforços de paz na Chechênia (...) Isso abriria caminho para a extradição de todos os chechenos que Moscou considera terroristas, o que terá graves conseqüências no respeito aos direitos humanos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;