D+ Titulo
Esquente seu Inverno
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Para enfrentar os dias frios, nada melhor do que uma bebida quente. E para incrementar o chá, o café e o chocolate do dia-a-dia, criatividade e gostosas combinações fazem toda a diferença.

A culinarista Arlete Chalela, de Santo André, diz que ao elaborar as receitas tem de se prestar atenção aos ingredientes que são usados. "Se colocar muita mistura, pode-se perder o sabor original."

No caso do chocolate, a profissional recomenda tanto em barra quanto em pó. Segundo ela, este ingrediente combina com mel, conhaque, canela, cravo e gengibre. "Com tais itens, a bebida ficará mais aromatizada e, além disso, o gengibre deixa mais picante e quente", explica.

O chá, principalmente os de frutas, Arlete recomenda para dar mais sabor acrescentar uma colher de sopa de gengibre para cada litro da bebida. "Se utilizar sachês, o tempo mínimo para deixar o produto imerso na água quente é cinco minutos. Já as frutas devem ser cozidas com a água."

Os cafés, segundo Arlete, combinam com chantilly e pedaços de chocolate. A mistura do seu pó, aliado ao cacau em pó e ao leite, transforma-se também no saboroso capuccino.

Cuidado - Um alerta da culinarista é em relação ao uso de bebida alcoólica. "Elas deverão ser usadas com cautela, pequenas doses, para não mascarar o sabor original do chocolate ou do café", aconselha.

Outro cuidado é em relação ao uso de açúcar para adoçar. Segundo a nutricionista Alessandra Nunes, uma xícara de café com açúcar, por exemplo, tem 26 calorias. Sem o adoçante, este número cai para 2. O chá adoçado tem 14,96 calorias. O natural possui 0,6 calorias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;