Internacional Titulo
Sete iraquianos morrem em confronto com estrangeiros
Da AFP
10/08/2003 | 19:03
Compartilhar notícia


Os ataques causados contra as forças de ocupação e o tumulto deixado pela falta de combustível e eletricidade em Basra causaram sete mortes e 20 iraquianos feridos neste domingo. As mortes aconteceram no momento em que Washington estuda a possibilidade de apresentar ao Conselho de Segurança da ONU uma nova resolução sobre a reconstrução do país.

A nova resolução estabeleceria o envio de uma missão da ONU encarregada de supervisionar o conselho de governo transitório iraquiano, criado no dia 13 de julho sob tutela americana.

Washington quer reforçar a legitimidade do conselho iraquiano destacando a idéia de um papel central da ONU no Iraque embora diplomatas tenham admitido que a resolução não daria praticamente mais poder às Nações Unidas, encarregadas de contribuir com a reconstrução e fornecer ajuda humanitária.

O presidente egípcio Hosni Mubarak e o príncipe herdeiro saudita Abdalá ben Abdel Aziz pediram que se reforce o papel da ONU no Iraque. Londres mostrou-se favorável a isso, depois da aprovação de Moscou, enquanto Paris pede há algum tempo que se desloque uma força da ONU no Iraque.

O Conselho de Segurança prevê realizar um debate sobre o Iraque no dia 21 de agosto.

Saddam - O emissário americano para o Oriente Médio, William Burns, viajou neste domingo a Tikrit, no norte do país, para se informar sobre a evolução da busca ao ex-ditador, de paradeiro desconhecido desde a queda de seu regime no dia 9 de abril passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;