Internacional Titulo
Índia apresenta provas de envolvimento paquistanês nos atentados de Mumbai
Da AFP
05/01/2009 | 08:47
Compartilhar notícia


O ministro indiano das Relações Exteriores, Pranab Mukherjee, anunciou nesta segunda-feira que Nova Délhi apresentou oficialmente a Islamabad o que afirma ser provas do envolvimento de "elementos paquistaneses" nos atentados de novembro em Mumbai.

"O que aconteceu em Mumbai é um crime imperdoável. Simplesmente pedimos ao governo do Paquistão que cumpra os compromissos assumidos com as principais autoridades indianas e cumpra suas obrigações internacionais", acrescentou.

Nova Délhi, Washington e Londres atribuíram os atentados de Mumbai - de 26 a 29 de novembro, com um saldo de 172 mortos - ao LeT (Lashkar-e-Taiba), um grupo islamita armado clandestino paquistanês.

O movimento, que negou envolvimento nos ataques, teria treinado o comando formado por 10 terroristas, todos paquistaneses, com o apoio de "elementos" do regime paquistanês, ou seja, dos serviços de inteligência de Islamabad, segundo Nova Délhi.

A Índia iniciou uma grande ofensiva diplomática para convencer a comunidade internacional de que o complô foi tramado no Paquistão.

O governo indiano afirma dispor de transcrições de ligações telefônicas, comunicações interceptadas e relatórios de interrogatórios para corroborar as acusações, segundo o jornal Indian Express.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;