Internacional Titulo
Cuba apoiará qualquer ajuda aos refugiados de Kosovo
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 14:56
Compartilhar notícia


Cuba apoiará qualquer ajuda humanitária para as dezenas de milhares de refugiados pelo conflito de Kosovo ``venha de onde vier', disse nesta quinta a chancelaria em sua primeira declaraçao oficial sobre a situaçao.

Sem comentar os planos americanos de utilizar sua base naval em Guantánamo, Cuba, para abrigar temporariamente 20.000 albano-kosovares, o governo cubano disse que ``nao colocará qualquer obstáculo e, até, está disposto a cooperar' com qualquer esforço humanitário.

``As vítimas inocentes, de qualquer nacionalidade, etnia ou religiao, devem receber o máximo auxílio, tanto dentro quanto fora da Iugoslávia', declarou a chancelaria cubana.

``Cuba apóia com igual determinaçao a busca urgente de uma soluçao razoável e justa do conflito. A guerra deve cessar antes que se produzam desastres ainda maiores de caráter humano, econômico, político e militar, que nao beneficiam a ninguém no mundo', acrescentou a chancelaria.

A declaraçao, publicada na primeira página do Granma, o jornal do Partido Comunista Cubano, também censurou os ataques da OTAN à Iugoslávia, afirmando que a Aliança ``caminha para uma luta interminável e um genocídio injustificável e inútil em pleno coraçao da Europa'.

Essa declaraçao foi divulgada dois dias depois que Raul Taladrid, vice-ministro de investimentos estrangeiros, censurou os planos de usar Guantánamo para abrigar os refugiados.

A chancelaria salientou que as opinioes do vice-ministro eram estritamente pessoais.

Os 20.000 refugiados kosovares que serao enviados para Guantánamo nao terao direito de pedir asilo ou qualquer outro benefício porque Guantánamo é uma base militar e nao território americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;