Política Titulo São Bernardo
Campos aceita rediscutir situação de Frank Aguiar
Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
28/04/2012 | 07:13
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Após bater o pé pela permanência do forrozeiro Frank Aguiar (PTB) como vice do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em seu projeto de reeleição, o presidente estadual do PTB, Campos Machado, admite abrir discussão sobre o assunto com os demais partidos que compõem a base aliada do petista.

"Vamos nos reunir com alguns líderes partidários, não descartando a possibilidade de fazer pesquisas para avaliar qual nome tem mais viabilidade", disse o cacique.

O petebista se reuniu ontem com Marinho. Foi o primeiro encontro entre eles desde que o deputado anunciou que realizaria pesquisa eleitoral em São Bernardo para testar a viabilidade de um possível voo solo de Frank, seu afilhado político.

O levantamento visava testar o recall eleitoral do Cãozinho dos Teclados frente aos outros pré-candidatos ao Paço, principalmente Marinho e o deputado estadual Alex Manente (PPS). "Essa pesquisa está suspensa enquanto estivermos dialogando com os outros partidos", enfatizou o mandatário.

A repetição da parceria vitoriosa na eleição de 2008 era dada como certa em 2012, em razão de acordo firmado entre Marinho e Campos Machado. A situação mudou, no entanto, quando Frank Aguiar anunciou em outubro que deixaria a política para se dedicar à família e à carreira artística. A partir daí outros partidos entraram na briga para indicar o vice de Marinho, inclusive o PT.

Descartando a possibilidade chapa pura, o prefeito declarou que devido à indefinição de Frank, as discussões com o PTB recomeçariam do zero, discutida com as demais legendas aliadas do petista.

"O Marinho é um companheiro fiel e entendo os argumentos dele. Pretende discutir o que é melhor para disputar a eleição. Se porventura o Frank não for escolhido (para ser o vice) vou aceitar", admitiu Campos Machado.

Definição em junho - Apesar das movimentações nos bastidores, o prefeito Luiz Marinho tem cuidado pessoalmente das discussões sobre qual postulante o acompanhará nas urnas em 7 de outubro.

Entre os nomes ventilados estão o do presidente do diretório do PDT de São Bernardo, Edinho Montemor, e dos vereadores Antonio Cabrera (PSB) e Tunico Vieira (PMDB).

"Vamos definir os partidos da base aliada para depois começarmos a discutir sobre o vice. A definição sairá em junho, perto do período das convenções (partidárias)", disse o prefeito.

Marinho avaliou que pode ser feita pesquisa para decidir sobre o vice, mas que a medida só será aplicada se houver consenso entre os partidos que pleiteiam o posto.

 

PT se reúne para discutir eleição

O diretório do PT de São Bernardo realiza hoje encontro para definir algumas diretrizes para a eleição de outubro. Além de ratificar o prefeito Luiz Marinho como candidato à reeleição, os 300 delegados do partido vão discutir sobre a composição da chapa de pré-candidatos a vereador e iniciar os debates para a formulação do plano de governo.

Após duas reuniões na sede do diretório petista, a plenária fecha o ciclo de encontros direcionados para traçar a estratégia do partido para o pleito. "Esse é o encontro mais importante que teremos. Será um passo importante para nos prepararmos para disputar a eleição", afirma o presidente municipal do PT, Wanderley Salatiel.

A definição dos partidos que compõem a base aliada de Marinho também estará em pauta, sobretudo porque algumas alas mais radicais do partido se mostram descontentes com a aliança do PT com o DEM e o PSD.

"Rejeição sempre vai existir, mas esses dois partidos têm nos ajudado muito e não tenho dúvida de que continuarão conosco na eleição", reiterou Salatiel.

Após o encontro ocorrerá ato com a presença de lideranças petistas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado, mas por recomendação médica não vai comparecer.

Apesar disso, Lula gravou um vídeo que será apresentado aos correligionários. O conteúdo da mensagem não foi divulgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;