Esportes Titulo Nova fase
Somália volta à fábrica de jogadores do São Caetano
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
28/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Apresentado como reforço para a Série B do Brasileiro, o atacante Somália, 34 anos, volta ao São Caetano pela quarta vez para retribuir a projeção nacional que teve após a conquista pelo clube do vice da Libertadores em 2002, do título do Paulista de 2004 e do vice do Estadual de 2007. O jogador reconhece que só viveu os tempos áureos e acha que é o momento de ajudar o time a reencontrar o caminho à elite do Nacional.

"De fato só experimentei a boa fase. Devo ao clube o que conquistei na vida. O São Caetano sempre foi uma fábrica de jogadores. Todos os que passaram por aqui, como eu, se tornaram conhecidos depois. Quero retribuir e ajudar o time a voltar ao Brasileirão. Creio que temos todas as condições porque a base do Paulista foi mantida e os reforços que estão chegando foram escolhidos a dedo", comentou.

Após passar pelo Azulão, de fato Somália ganhou projeção na carreira e defendeu grandes clubes do futebol brasileiro, como Goiás, Grêmio e Fluminense.

Antes de sua primeira contratação pelo São Caetano, o jogador, que começou a carreira no América-MG, já tinha atuado fora do País. Passou pelo NK Celje (Eslovênia), Feynoord (Holanda) e Al Hilal (Arábia Saudita). Antes do retorno para a conquista do vice do Paulista, atuou no Busan I' Park (Coréia do Sul), em 2006.

Somália, que diz se inspirar em outros dois atacantes, o brasileiro Viola e o nigeriano Kanu, tem conquistado o que poucos com sua idade conseguiram, estar na briga pela artilharia dos torneios de que participam. Em 2011, foi vice-artilheiro do Campeonato Carioca com nove gols e neste ano divide a artilharia da mesma competição com Alecsandro (Vasco), com 12 gols, embora o Boa Vista já esteja eliminado. "Com a idade vem a experiência e a gente passa a usar os atalhos", brincou, para depois completar: "Mas ninguém faz nada sozinho. Ajuda o fato de ter atuado por onde passei com outros atacantes velozes que jogam pelos lados e bons meias. Acredito que com a idade a gente fica mais tranquilo no momento de finalizar."

Além de Somália, o São Caetano já apresentou o meia Eder, ex-Linense, e o também atacante Nei Paraíba para a disputa da Série B do Brasileiro. A equipe estreia no dia 19 de maio, no Anacleto Campanella, diante do ASA, de Alagoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;