Internacional Titulo
Rússia envia terceiro comboio militar a Kosovo
Do Diário do Grande ABC
16/06/1999 | 14:47
Compartilhar notícia


A Rússia enviou nesta quarta-feira um terceiro comboio militar a Kosovo, com suprimentos para suas tropas que ocuparam o aeroporto de Pristina numa incursao meteórica e audaciosa no sábado. Mas disse que quer resolver suas diferenças com a Otan sobre o comando unificado da operaçao. O ministro da Defesa russo, Igor Sergueyev, e seu colega americano, William Cohen, se encontraram em Helsinque para discutir a situaçao das tropas russas em Kosovo.

Os russos enviaram ontem um comboio com suprimentos para Pristina, aumentando as tensoes existentes com a Otan. A aliança insiste em liderar sozinha as operaçoes em Kosovo, mas a Rússia se recusa a deixar suas tropas sob seu comando.

A chegada inesperada de 200 soldados russos a Kosovo no sábado surpreendeu a Otan. A Rússia prometeu nao enviar mais tropas até chegar a um acordo com a aliança, mas agora enviou dois comboios adicionais. A Otan e a Rússia estao num impasse diante das exigências de Moscou, que quer controlar um setor próprio em Kosovo e se recusa a permitir que suas tropas fiquem sob o comando da aliança. Os militares russos minimizaram a importância da chegada da terceira coluna a Kosovo, dizendo que levava apenas alimentos, água e dinheiro para as tropas sediadas no aeroporto da capital provincial e nao reforços.

Funcionários russos disseram hoje que possivelmente farao concessoes sobre a situaçao de suas forças em Kosovo, mas exigiram que as naçoes do leste da Europa abram seu espaço aéreo para que Moscou possa enviar equipamentos.

Vladimir Putin, secretário do Conselho de Segurança, disse que a Rússia quer cooperar com a Otan em Kosovo e manter uma independência limitada de suas tropas na província. Um funcionário russo pode fazer parte do comando geral das forças de paz, acrescentou. A Rússia exige ``um certo grau de independência para tomar decisoes e conduzir operaçoes', afirmou Putin.

A Rússia continuará a pressionar os Estados Unidos para ter acesso ao espaço aéreo da Hungria e Bulgária, para levar por via aérea reforços para Kosovo. Moscou tem certeza que apenas Washington pode persuadir os dois países a permitirem a passagem de avioes russos sobre seu território.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;