Nacional Titulo
Mais duas suspeitas de pneumonia atípica são registradas
Do Diário OnLine
Com Agências
08/04/2003 | 20:37
Compartilhar notícia


Uma criança de 4 anos pode estar com a Síndrome Respiratório Aguda Severa, mais conhecida como pneumonia atípica, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. O garoto chegou da China no dia 25 de março e apresentou os sintomas da doença entre os dias 3 e 4 deste mês.

Ele foi medicado na segunda-feira, em uma unidade de saúde local, quando apresentava febre e quadro de pneumonia. Na noite de domingo, o menino foi transferido para o Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas, que possui um setor de isolamento apropriado para esses casos.

Todas as pessoas que tiveram contato com o menino, desde os médicos até os motoristas da ambulância, estão afastadas e devem ficar em observação.

O secretário municipal de Saúde, Vítor Lippi, confirmou a suspeita da doença, mas ressaltou que ela ainda precisa de confirmação.

De acordo com o boletim médico divulgado no fim da tarde desta terça-feira, a criança já não apresenta febre e seu estado de saúde é estável. Segundo informações, o garoto poderá ter alta ainda nesta quinta-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os técnicos do Centro de Vigilância Epidemiológica estão com dificuldade para determinar se o menino está infectado pelo vírus da pneumonia asiática porque todos os responsáveis pela criança só falam chinês. A Secretaria busca agora um intérprete para descobrir se o garoto teve os primeiros sintomas 10 ou 11 dias após chegar ao Brasil. A criança esteve na província chinesa de Guangdong, uma das áreas mais atingidas pelo vírus.

Bahia - O chinês Wong Hoi Hung, 44 anos, foi internado com sintomas da pneumonia atípica no Hospital da Aliança, em Salvador, na Bahia, nesta terça-feira. Ele chegou nessa segunda de viagem, mas as autoridades não sabem ainda de que lugar ele veio.

No entanto, no início da noite desta terça-feira, a Secretaria de Saúde de Salvador descartou que este caso se trate de uma pneumonia asiática. Wong Hoi Hung está no Brasil desde 1991 e é dono de um restaurante.

Até o momento existiram 13 casos de suspeita de superpneumonia. Deste, 11 foram descartados. Apenas o da jornalista Sally Blower e do menino de Sorocaba ainda aguardam uma definição.

O vírus da pneumonia atípica, ou asiática, já matou 101 pessoas pelo mundo e infectou mais de 2,7 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;