Nacional Titulo
Serra critica os EUA com relação à lei de patentes
Do Diário OnLine
Com Agências
02/05/2001 | 16:42
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, José Serra, acusou na manhã desta quarta-feira os Estados Unidos de protecionismo ao rebater as críticas feitas à lei de patentes de remédios brasileira.

José Serra afirmou que EUA são os “mais protecionistas das Américas, mas eles não estão acostumados a governos latinos que lutam por seus direitos”, segundo informações do Globo Online.

Para o ministro, em relação aos remédios para o tratamento da AIDS, o Brasil não violenta a lei de patentes. “Com o licenciamento compulsório de medicamentos por preços abusivos o país conseguiu economizar US$ 40 milhões pois o laboratório Merck abaixou os preços em duas vezes e meio”, ressaltou.

A lei brasileira diz que se os laboratórios estrangeiros não produzirem os remédios no país, o governo se guarda o direito de autorizar sua produção por empresas nacionais. Assim mesmo, pode rescindir o contrato com laboratórios quando estes praticarem preços abusivos.

Serra atacou a política protecionista norte-americana dizendo que as autoridades “não praticam o que pregam”, em particular o representante do comércio, Robert Zoellick, de quem disse que “está defendendo os interesses dos laboratórios norte-americanos e apresenta isso como uma defesa do livre comércio”.

"Talvez seja o país mais protecionista das Américas, não no plano alfandegário, mas sim no das barreiras não-alfandegárias, como o antidumping", concluiu o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;