Internacional Titulo
Boletim indica que eleições peruanas vão para 2º turno
11/04/2011 | 07:58
Compartilhar notícia


O segundo boletim oficial de apuração da eleição peruana, com 43% das urnas, apresentou uma disputa apertada entre os três primeiros colocados. O nacionalista Ollanta Humala obtinha 26,9% dos votos; o ex-ministro Pedro Paulo Kuczynski tinha 23,6%; e a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko, vinha em terceiro, com 21,8%.

 

O resultado do segundo boletim contrariava as pesquisas de boca de urna de todos os institutos peruanos e as cifras da contagem paralela - com base em votos reais e critérios estatísticos de amostragem. Os números foram muito distintos, por exemplo, da apuração paralela do Instituto Ipsos, que deu a Humala 31,8%; a Keiko Fujimori, 22,8%; e a Kuczynski, 19,6%. As pesquisas de boca de urna do Ipsos e das empresas Datum e Apoyo também traziam Humala na frente - com mais de 30% dos votos - e Keiko em segundo lugar, com entre 3 e 5 pontos porcentuais na frente de Kuczynski.

 

"Esperemos o resultado final com serenidade", disse o candidato governista, pouco depois da divulgação do boletim oficial. "Tenho certeza de que ele será positivo." "Estávamos mortos e, de repente, ressuscitamos", ironizou, referindo-se aos resultados dos institutos de pesquisa.

 

Os dois primeiros colocados na votação de ontem se enfrentarão no segundo turno marcado para 5 de junho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;