Nacional Titulo
PF combaterá contrabando de gado, diz Turra
Do Diário do Grande ABC
02/02/1999 | 11:22
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Francisco Turra, anunciou nesta terça-feira, durante encontro do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, que vai acionar a Polícia Federal para combater o contrabando de gado no país que pode colocar em risco todo o programa nacional de erradicaçao da febre aftosa.

Segundo Turra, apesar de ainda nao estar constatado que o foco da doença recentemente detectado em Mato Grosso do Sul surgiu a partir da entrada ilegal de gado do Paraguai e da Bolívia, todas as indicaçoes sao nesse sentido. Ele disse que um esforço do governo e da iniciativa privada vem fazendo há 30 anos com gasto de US$ 1,2 bilhao nao pode, de repente, ficar ameaçado pela irresponsabilidade de alguns.

O secretário de Agricultura de Sao Paulo, Joao Carlos Meirelles, considerou a decisao do ministro de pedir ajuda à Polícia Federal "fundamental para que o país nao seja exposto a esse risco", depois de um esforço de tantos anos para erradicar a aftosa. Ele lembrou que os seis Estados mais o Distrito Federal que compoem o cicuito Centro-Oeste e já estavam há 34 meses sem febre aftosa estao com toda a infra-estrutura voltada para medidas rígidas de controle e vigilância que nao podem ser comprometidas pela entrada ilegal de gado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;