Automóveis Titulo
Classe B, minivan de bom gosto
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
15/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais de um ano depois de seu lançamento no Brasil, o Mercedes-Benz Classe B ainda continua chamando a atenção por onde passa. Monovolume com apelo de minivan, o carro é uma evolução do Classe A, modelo que saiu de linha depois de ter sido produzido em Juiz de Fora (MG) e conquistado popularidade entre os brasileiros.

Como toda evolução, o Classe B, avaliado pelo Diário na versão 170, tem muito a oferecer ao consumidor que está disposto a comprar um compacto premium. O espaço interno é, talvez, sua maior atração. O habitáculo é suficiente para acomodar até cinco pessoas.

A direção é prazerosa pela posição elevada dos assentos e do volante, que deixa o motorista com uma visão privilegiada. O painel foi muito bem resolvido, com fácil acesso aos instrumentos. A transmissão automática também é um ponto de conforto e prazer.

Como um autêntico Mercedes-Benz, o Classe B oferece comandos do computador de bordo (áudio e manutenção) por botões instalados no volante de couro, que se destaca com o emblema cromado da estrela de três pontas ao centro.

Estes detalhes transmitem sensação de luxo, que é reforçada pelo acabamento em couro dos assentos e portas. Comandos eletrônicos facilitam e conferem comodidade para ajustes dos bancos dianteiros, mecanismos que já começam a fazer parte de carros topo de linha produzidos no Brasil.

Como todo importado, o Classe B também sofre nas nossas ruas. A suspensão vibra muito com os buracos e ondulações do asfalto irregular da Grande São Paulo. Mas se o piso é bom, é gostoso acelerar.

O motor não é o forte do Classe B, que, no seu lançamento, buscava atingir , principalmente, um público jovem feminino à procura do seu primeiro carro de luxo. O propulsor de 116 cavalos, de acordo com a montadora, chega a uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

Mas no dia a dia parece que falta um pouquinho de torque, principalmente em arrancadas no para-e-anda do trânsito.

Por outro lado, o consumo urbano é satisfatório. A sensação é que o Classe B 170 chega perto do que indica a medição de 10 km/l apresentada pela própria Mercedes-Benz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;