D+ Titulo Profissão
Curso exige disciplina e dedicação
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
29/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Se vai fazer curso superior de Gastronomia só porque manda bem na cozinha, pense direito. As aulas exigem disciplina, organização e dedicação. Também não pode ter frescura para comer. A graduação permite atuar em várias áreas, além de chef. "A grade é dividida em disciplinas práticas e teóricas. Dá para se especializar ou fazer cursos no Exterior", explica Marcelo Bergamo, coordenador do curso tecnológico de Gastronomia da Universidade Metodista, com dois anos de duração. O mercado é competitivo e a remuneração não é regulamentada. O salário inicial gira em torno de R$ 1.000. Segundo idioma e criar identidade ajudam a se destacar. 

Para quem não completou o Ensino Médio tem a Etec (Escola Técnica Estadual), que oferece curso Técnico em Cozinha, com duração de um ano e meio. Alunos a partir do 2º ano podem prestar vestibulinho. "Vai contar muito para quem quiser ingressar no Ensino Superior ou para atuar na área", afirma a coordenadora Flávia Cordeiro da Etec Profº. Camargo Aranha.

Assim como na universidade o curso é dividido em aula teórica e prática. "Aprendem noções de etiqueta, métodos de corte, como utilizar e manusear as ferramentas de trabalho, preparação de pratos, além de aulas de Língua Portuguesa, ética e empreendedorismo", diz Flávia. Segundo os profissionais, a sala de aula costuma ser mista e formada, na maioria, por jovens. Tanto homem quanto  mulher podem mandar bem na cozinha. "Percebo que as alunas costumam ser mais atentas a detalhes, decoração e gostam de fazer doces. Os alunos são mais criativos e preferem pratos quentes", ressalta Bergamo.

Onde estudar?

Senac - oferece curso de Tecnologia em Gastronomia de dois anos, além diversos cursos de extensão universitária e livres (como de iniciação à culinária) em várias áreas. Nos cursos livres o requisito é ter a partir de 16 anos e cursar o Ensino Fundamental ou ter concluído. Mais informações: 0800 883 2000 ou www.sp.senac.br

ETECs -  Nas unidades de São Paulo: Profº Carmago Aranha (2696-6733); Carlos de Campos (3326-4096); Uirapuru (3782-5376); de São Paulo - extensão Nova Luz (3326-0993). As inscrições para o vestibulinho vai até o dia 17 de maio, às 15h, e devem ser feitas pela internet, www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25. O exame será no dia 17 de junho.

Universidade Metodista - oferece curso tecnológico de Gastronomia. Mais informações: http://www.metodista.br/gastronomia e pelo telefone 0800 889 2222




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;