D+ Titulo Jovens cozinheiros
Meu lugar é na cozinha!

Conheça uma galera que, se deixar, passa o dia inteiro
dentro da cozinha preparando vários doces e salgados

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
29/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Você trocaria computador e videogame pela cozinha? Tem galera que não pensa duas vezes. Wagner Silva Júnior, 16 anos, de São Bernardo, é um dos que curte pilotar o fogão. O gosto surgiu há seis anos pela necessidade de fazer o próprio rango enquanto a mãe trabalhava. "Tinha de me virar."

No início, só rolava o básico como arroz, feijão e mistura. O primeiro bolo ficou duro, mas Wagner não desanimou e aprimorou as receitas. A família e amigos gostaram tanto que começaram a pedir guloseimas. Tortas, bolos e pães estão entre os mais solicitados (a torta de limão foi aprovada pela repórter do - veja receita ao lado).

Qual o segredo do garoto? Ele acredita que fazer tudo com vontade, além de inventar e testar várias receitas. Wagner é antenado e adora as novidades do supermercado. "Minha mãe me controla para não comprar tudo", admite. Márcia Carvalho Silva apoia o talento do filho. "Está no sangue dos homens da família." No começo, tinha ciúmes do seu fogão e utensílios, mas agora fica tranquila. "Até me decepciono quando chego e ele não cozinhou nada", brinca.

APRENDIZ
Beatriz Helena dos Santos, 17, de São Bernardo, sempre gostou de observar a mãe preparando comida. Mas foi quando ela precisou voltar ao trabalho que Beatriz aprendeu várias receitas, descobriu a paixão pelas panelas e surgiu a vontade de ser chef. "É maneira de relaxar. Quando estou estressada faço bolo", diz.

Para incentivá-la, a mãe deixa nas mãos da filha a responsabilidade de fazer o almoço de domingo. "Gosto de saber a opinião da família. Sempre deixo tudo organizado e lavo louça para minha mãe não ficar brava", jura a garota, que está no 1º semestre de Gastronomia em uma faculdade da região.

 

Dicas

- O bom resultado na cozinha é a soma de bons ingredientes e o cuidado na hora de preparar;

- O ideal é conhecer os ingredientes e novidades no mercado;

- Para que não gosta de cozinhar tente fazer algo que curta comer;

- Paciência, atenção e cuidado na hora de colocar a mão na massa;

- Cozinhar é uma terapia que ajuda a relaxar e a esquecer os problemas do dia a dia;

 

Receita Torta de Limão

Ingredientes:
Massa
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo (sem fermento)
3 colheres (sopa) de creme de leite

Recheio
1lata de creme de leite (sem soro)
1 lata de leite condensado
1 colher de suco de limão
1 gelatina sem sabor (dissolvida em água quente)

Cobertura
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
raspas de limão.

Preparo: Massa-Misture farinha e manteiga em uma tigela. Acrescente creme de leite até dar o ponto de massa (não grudar). Espalhe camada fina em uma forma de fundo falso e leve ao forno por 15 a 20 minutos com temperatura de 280º graus. Recheio - Bata os ingredientes na batedeira (menos as raspas) e despeje a gelatina por último. Mexa de novo com a colher. Cobertura - bata os ingredientes até o ponto de clara em neve.

Montagem: Retire a massa do forno, espalhe o recheio e jogue a cobertura e as rapas de limão. Leve ao forno até dourar. Espere esfriar e leve para a geladeira por, no mínimo, 30 minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;