Turismo Titulo
Vinho é atração de festival no Ceará
Por Margareth Meza
Especial para o Diário
01/11/2006 | 21:09
Compartilhar notícia


Quem viajar ao Ceará e quiser aproveitar para participar de uma feira de vinho – evento que em geral ocorre nos Estados do Sul – pode dar um pulo à pequena Guaramiranga, localizada a 102 km de Fortaleza. O 2º Festival de Vinhos de Guaramiranga é destinado aos enófilos e participantes em geral. A programação oferece shows artísticos, com destaque para uma apresentação de tango no teatro da cidade, além de malabares pirofágicos, feiras e degustações que prometem esquentar o clima serrano da região.

Em 2005, a primeira edição da atividade recebeu 7 mil participantes. Para este ano, a previsão é de que haja um aumento de 40% neste número, o equivalente a 10 mil visitantes, o dobro de habitantes da cidade, que tem cerca de 5 mil moradores.

Atualmente, segundo a organização do evento, a Região Nordeste responde por 17% do consumo de vinhos do país, percentual que cresce, em média, 40% ao ano, em geral, perto das datas festivas com o Natal e Réveillon. Por conta desse fenômeno, o Festival de Vinhos de Guaramiranga realizará cursos de capacitação para profissionais do ramo turístico e hoteleiro, encontros enogastronômicos, exposição de livros, além de rodadas de negócios para quem pretende investir no setor.

Outras atrações — Nem só de vinhos vive a cidade. Guaramiranga, palavra de origem Tupi que significa Pássaro Vermelho, está situado no Maciço de Baturité, região serrana que reúne diversas riquezas naturais. Uma das atrações é o Pico Alto ou Pico Pernambuquinho, o ponto mais alto do local, com 1.112 m de altitude. De lá, é possível avistar a Serra de Baturité, o sertão central, além das dunas da praia de Iguape. Outro ponto a ser visitado é a Linha da Serra, que possui 900 m de altitude e permite visão panorâmica do pôr-do-sol.

Além de pontos turísticos produzidos pela própria natureza, a cidade cearense concentra atrativos representados por casarões centenários e igrejas históricas. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição possui estilo colonial misturado com traços góticos. Já a igreja da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes tem estilo barroco e uma escadaria cercada por palmeiras imperiais.

Os turistas que desejam levar para casa badulaques e lembrancinhas típicas do lugar não passarão apertado. O Centro Artesanal de Guaramiranga comercializa arranjos com flores desidratadas, quadros naturais, bonecas de pano feitas de retalhos, bordados, artigos de couro, crochê, além de iguarias como geléias e licores.

Culturalmente, a cidade está bem longe do marasmo dos municípios interioranos, já que promove anualmente o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que traz peças de grupos nacionais e estrangeiros. O Festival de Jazz é outro evento, cujo sucesso foi tão grande que se estendeu para Fortaleza e costuma reunir nomes de peso como Stanley Jordan e Nuno Mindelis.

Se o intuito é conhecer a culinária local e apreciar pratos tradicionais, vale a pena fazer uma visitinha à praça de Alimentação, no Centro da cidade. Além de restaurantes, com estilos diferenciados, aos fins de semana os turistas se depararão com apresentações e shows de bandas e artistas cearenses. Na mesma área está localizado o Teatro Municipal Raquel de Queiróz, onde acontece a maioria dos espetáculos e festivais guaramiranguenses. (Supervisão de Rosângela Espinossi)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;