Internacional Titulo
México confirma duas mortes após terremoto
Do Diário OnLine
Com Agências
05/04/2010 | 08:29
Compartilhar notícia


Autoridades mexicanas confirmaram nesta segunda-feira a morte de duas pessoas após o registro de um terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter na tarde de domingo. Há ainda cerca de 233 feridos no estado da Baixa Califórnia, região atingida pelo tremor. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Ambos morreram na cidade de Mexicali, principal município atingido pelo tremor. Um foi esmagado na queda de um muro e o outro faleceu quando sua residência desabou

De acordo com a Coordenação-Geral de Proteção Civil do país, o tremor foi registrado às 17h40 de domingo - no horário local (21h40 no horário de Brasília) - a 26 km sul-sudoeste de Guadalupe Victoria, na Baixa Califórnia, e a 32,3 km de profundidade. Vinte réplicas (tremores secundários) haviam sido sentidas até na região e até mesmo em algumas áreas dos Estados Unidos.

Entre as dezenas de réplicas registradas, pelo menos três foram importantes, incluindo um tremor de 5,4 de magnitude perto de Guadalupe Victoria, segundo o USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos).

O USGS destacou que o terremoto de domingo foi sentido até em Las Vegas, a 460 km do epicentro, assim como em Los Angeles (360 km) e Phoenix (300 km).

Preocupação - Em uma mensagem exibida na televisão, o governador de Baixa Califórnia, José Guadalupe Osuna, anunciou que declarou "estado de emergência" para Mexicali, que concentrou a maior parte dos danos.

Além disso, mais de 230 pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas, assim como prédios comerciais e hospitais, segundo o diretor de Proteção Civil do estado, Alfredo Escobedo.

O funcionário também informou que o terremoto causou danos em um trecho da estrada que liga Tijuana a Mexicali e que por isso o trânsito foi interditado. Em Tijuana, "houve alguns danos menores, mas não há ninguém ferido", disse Escobedo. As linhas telefônicas e o serviço de abastecimento de água voltaram a funcionar aos poucos, depois de terem sido interrompidos pelo tremor.

O terremoto também foi sentido em uma ampla área do território americano, nas cidades de San Diego e Los Angeles, na Califórnia; Phoenix, Arizona (300 km a nordeste do epicentro) e Las Vegas, Nevada (460 km ao norte).

Nos Estados Unidos, o jornal Los Angeles Times noticiou, pouco depois do sismo, que o tremor sacudiu edifícios nas cidades de Los Angeles e San Diego, no sul da Califórnia, assim como outras localidades do estado vizinho do Arizona.

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondia neste momento a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.

As infraestruturas de transporte, os prédios residenciais e as linhas de transmissão elétrica subterrânea ou aérea foram examinados para garantir a segurança. O temor tomou conta de parte dos californianos, que se preparam há anos para o "Big One", o forte terremoto que os sismólogos consideram inevitável.

O tremor foi muito forte no condado de Riverside, ao oeste de Los Angeles. Em San Diego, um grupo de religiosos abandonou uma igreja luterana no domingo de Páscoa ao sentir o tremor.

Segundo o Los Angeles Times, as atrações da Disneylândia em Anaheim foram fechadas provisoriamente. Os terremotos mais potentes dos últimos 20 anos na Califórnia remontam a 1992 e 2005. Ambos tiveram magnitude 7,2. No lado mexicano, a Baixa Califórnia sofre frequentes abalos sísmicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;