D+ Titulo
Evite ficar na rua
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 10:41
Compartilhar notícia


Nem sempre é possível brincar na rua por uma questão de segurança. Além do risco de ser atropelado, os pais não cansam de repetir que é preciso ficar atento a outros tipos de violência e não dar atenção a estranhos. A alternativa é convidar sempre alguém mais velho e responsável para brincar junto e aproveitar o quintal, as áreas de recreação e os espaços públicos, como parques e praças.

"Brinco junto com meu filho e ensino tudo o que aprendi quando era criança. Faz parte da minha história e do folclore", diz Nayara Nascimento Silva, 31, mãe de João Pedro Saldanha, 5 anos. Eles moram em um prédio na CDHU, no Jardim Santo André, e sempre reúnem vários moradores nas férias. "Aqui tem muito espaço. Adoro brincar de apostar corrida", conta o garoto.

Moradora do mesmo condomínio, Juliana Ramos Santana, 9, passo o dia inventando coisas novas. "Ficamos pensando no que fazer de diferente para não enjoar." Ela e as amigas criaram uma brincadeira chamada bruxa. "Alguém finge que está dormindo e as outras roubam seus óculos. Quando ela acorda, sai correndo para procurar com quem está."

Quando faz muito calor, a turma entra na piscina de plástico ou toma banho de mangueira. "É refrescante", diz Thayane Lima, 6. A colega Nathalia Santana, 6, garante que não precisa ter brinquedo caro para se divertir. "É só imaginar."

SAIBA MAIS - Acredita-se que os primeiros brinquedos foram o bumerangue (arco de madeira que, ao ser arremessado no espaço, faz uma curva e volta para o ponto de partida) e o estilingue e teriam sido criados como cópias das armas de caça usadas pelos adultos. Isso deve ter ocorrido na época do homem das cavernas. Pedrinhas, sementes, ossos e dentes de animais, barro, entre outros materiais naturais, serviam para produzir brinquedos. Confira a história de alguns objetos:

Bola - Deve ter surgido quando o homem primitivo começou a chutar pedras, frutas e até crânios. As primeiras eram feitas de bexiga (órgão que guarda a urina) de animal cheia de areia.

Boneca - Criada há 40 mil anos pelos egípcios eram feitas de barro. Evoluiu muito ao longo dos tempos. No Renascimento (entre os séculos 13 e 17), usavam roupas luxuosas que refletiam a moda da época. Chegaram a ser enormes e deram origem aos manequins de lojas.

Ioiô - Surgiu na China há 3.000 anos, formado por dois discos de marfim, entre os quais se enrolava um cordão de seda.

Pião - Há 5.000 anos, na Babilônia, as crianças brincavam com piões de barro, pintados com figuras de animais. Os japoneses criaram os furinhos para apitar quando está em movimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;