Internacional Titulo
Incêndios na Califórnia obrigam evacuação de milhares de pessoas
Da AFP
22/10/2007 | 20:33
Compartilhar notícia


Novos focos de incêndios surgiram nesta segunda-feira no sul da Califórnia (oeste dos Estados Unidos), onde impera o estado de emergência por causa das chamas que já deixaram um morto e provocaram a evacuação de milhares de pessoas, que saem de Los Angeles em direção à fronteira com o México.

Pelo menos 10 incêndios ao longo do sul da Califórnia mantêm a população em alerta máximo, e milhares de bombeiros tentam conter o fogo, que se agrava diante das péssimas condições meteorológicas.

"É um momento trágico para a Califórnia. Os incêndios devastadores mataram uma pessoa e feriram quatro bombeiros", disse o governador Arnold Schwarzenegger, acrescentando que os bombeiros fazem "um trabalho extraordinário". "Pedimos a todas as pessoas que atendam às evacuações ordenadas pelo pessoal de emergência", pediu.

Segundo a imprensa local, as autoridades do condado de San Diego ordenaram a retirada de 250 mil pessoas ameaçadas pelas chamas, que se aproximam de setores residenciais. Um dos focos mais impressionantes está no leste de San Diego, perto da fronteira com o México, onde, no domingo, uma pessoa morreu e outras 17 ficaram feridas, incluindo quatro bombeiros.

Hoje de manhã, as chamas tinham arrasado 8 mil hectares e ameaçavam "centenas de estruturas", de acordo com um porta-voz da agência californiana de luta contra os incêndios.

Milhares de bombeiros tentam conter o fogo que já queimou mais de 34 mil hectares no sul do Estado, enquanto a expectativa é de que as temperaturas fiquem acima dos 30°C e de fortes ventos, anunciou a agência intergovernamental de incêndios (NIFC na sigla em inglês).

Mais incêndios - Mais ao norte, o governo determinou a retirada dos 36 mil habitantes da cidade de Ramona, 50 km ao nordeste de San Diego, devido a um incêndio que se juntou a outro nesta segunda-feira.

No condado de Orange, um incêndio de 1,6 mil hectares ardia perto da cidade de Irvine. As autoridades disseram que este último é de origem criminosa.

Outros dois incêndios foram deflagrados no deserto ao norte de Los Angeles, em uma superfície total de 11 mil hectares, onde três pessoas ficaram feridas e centenas tiveram de ser evacuadas.

Em Malibu, a cidade das estrelas, outro incêndio espetacular continuava devastando mais de 1 mil hectares e ameaçava mais de 400 casas nas colinas. Sete imóveis, entre eles uma mansão estimada em US$ 17 milhões que acabara de ser vendida, foram reduzidos a cinzas após o fogo aparentemente provocado após a queda de um cabo de alta tensão.

As chamas atiçadas por rajadas de vento de mais de 110 km/h chegaram, inclusive, à Route 66, a mítica estrada que beira a costa do Pacífico entre Los Angeles e San Francisco, onde a circulação de veículos teve de ser bloqueada nesta segunda-feira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;