Nacional Titulo
Servidor de Ribeirao faz empréstimo para receber salário
Do Diário do Grande ABC
09/11/1999 | 17:18
Compartilhar notícia


Mais de 7 mil servidores municipais de Ribeirao Preto receberam nesta terça-feira (09), pela primeira vez em 99, os salários em dia. Mas isso só foi possível após eles assinarem, individualmente, um pedido de empréstimo bancário no Banespa. O compromisso valerá para os pagamentos de outubro, novembro e dezembro, mas a prefeitura de Ribeirao Preto assumirá a quitaçao do empréstimo, assim como os juros bancários. No entanto, a responsabilidade jurídica da dívida é do servidor.

O empréstimo, aprovado pela Câmara na semana passada, foi a única forma encontrada pela administraçao para nao atrasar mais uma vez, o pagamento do funcionalismo - somente os funcionários do Departamento de Agua e Esgoto de Ribeirao Preto (Daerp), uma autarquia que tem verba própria, nao precisaram do empréstimo. As despesas já superaram as receitas do município, que enfrenta dificuldades para quitar as dívidas com os fornecedores. Com o problema dos servidores resolvido, a administraçao utilizará sua verba para pagar os credores.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirao Preto, a maioria dos funcionários optou pelo empréstimo bancário. "Sem essa alternativa nao receberíamos novamente", disse a vice-presidente do sindicato, Nadir Fabris Moreira. Quem nao optar pelo acordo com o banco (até nesta terça-feira 82 servidores nao tinham concordado, segundo a Secretaria de Administraçao) irá receber o salário em três parcelas, somente a partir de janeiro, acrescida de juro de 2,925%, o mesmo índice que a prefeitura terá que pagar ao Banespa pelo empréstimo dos servidores.

Todo o funcionalismo público irá contrair empréstimo bancário de aproximadamente R$ 5,5 milhoes por mês. O 13º salário deverá ser pago da mesma forma, como ocorreu no ano passado, embora com atraso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;