Economia Titulo
Pedidos de falências caem 68,5%
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
21/11/2006 | 22:37
Compartilhar notícia


A saúde das empresas do Grande ABC está em melhor condição em 2006 do que no ano passado. Pelo menos é isso que está expresso nos dados de falências na região divulgados pelo Serasa. O número de requerimentos desse tipo caiu 68,5% entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com a entidade, Santo André, São Bernardo e São Caetano tiveram ao todo 82 falências requeridas no período, ou 178 a menos do que as 260 registradas entre janeiro e outubro do ano passado.

O retrato das falências no Grande ABC nos últimos meses reflete o que acontece com menos intensidade no país. Entre o acumulado de janeiro a outubro de 2005 e 2006 houve redução de 58,1% no volume de falências requeridas em todo o Brasil. Foram 3.582 nos primeiros dez meses do ano, contra 8.542 no mesmo período do ano passado. O Serasa estima que essa variação se deu pelo aumento do rendimento médio dos trabalhadores e pela maior oferta de crédito direto ao consumidor.

Na região, a cidade que mais evoluiu foi São Bernardo, que viu queda de 71,7% no índice. Dos 82 pedidos de 2006 no Grande ABC, 34 foram nesse município. Resultado ligeiramente melhor do que em Santo André (37), que teve queda de 67,3%. Assim, São Bernardo, que estava em pior situação do que Santo André (respectivamente 120 e 113 requerimentos até outubro de 2005), hoje vira a mesa e está em situação melhor do que o município vizinho.

Com um universo menor de empresas, São Caetano teve um pequeno número de falências requeridas em 2006 até outubro: 11 no total. mas o resultado é apenas 59,3% menor do que o mesmo período do ano passado (27), o que coloca o município em terceiro lugar na diminuição de pedidos de falência.

Finalizados – Dos 82 pedidos de falências requeridos na região, 43 foram decretados. Esse dado também mostra progresso, pois é 15,7% menor do que o total do mesmo período do ano passado (51).

São Bernardo também está na frente neste quesito, já que apresentou queda de 42,9% entre os acumulados. São Caetano vem em segundo lugar, com queda de 25%.

A exceção foi Santo André, que viu um aumento de 13,6% no índice. De 22 falências decretadas nos primeiros dez meses do ano passado, saltou para 25 neste ano. Mas é interessante ressaltar que nos últimos três meses, apenas uma foi decretada na cidade (em setembro). O último trimestre, aliás, foi tranqüilo para a região: além de Santo André, apenas São Caetano teve duas falências decretadas, também em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;