Economia Titulo
OAB quer entrar com Adin contra mudança da CLT
Do Diário OnLine
28/11/2001 | 12:18
Compartilhar notícia


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) se o projeto que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) for aprovado.

Segundo o secretário-geral da OAB-SP e advogado trabalhista Valter Uzzo, a alteração que permitiria a sobreposição de instrumentos de negociação coletiva sobre a legislação, é ilegal e imoral. "Não é uma simples alteração da lei, como propaga o governo , mas o mais contundente e devastador golpe na legislação trabalhista brasileira", afirma.

Segundo Uzzo não é verdadeira a afirmação da bancada governista de que o projeto não trará prejuízo aos trabalhadores. " O direito às férias continuará a existir, mas será de 30 dias? Não, pelo simples fato de que a Constituição assegura o direito, mas não "o tamanho" desse direito, e nada impedirá que as partes ajustem 25 ou apenas um dia de férias por ano."

Ele diz ainda que esse raciocínio pode se aplicar também às jornadas reduzidas, como a dos bancários e médicos, e condições especiais de trabalho dos professores, da mulher, do menor, trabalho noturno prazo para pagamento de salário, entre outros pontos disciplinados pela legislação ordinária, que poderão ser alterados pelo "negociado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;