Palavra do Leitor Titulo
A importância dos dados

Informação nunca é demais. Quanto mais dados, melhor para tomar decisões...

Dgabc
27/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Informação nunca é demais. Quanto mais dados, melhor para tomar decisões, traçar metas, definir estratégias ou qualquer outra ação que envolva a organização, seja pública ou privada. É nessa hora que as pesquisas se tornam fundamentais. Não há como obter dados precisos sem pesquisa e se pudermos juntar todas as informações importantes em um mesmo sistema é melhor ainda.

As empresas têm percebido que investir para transformar dados em informações que possam auxiliar na tomada de decisões é importante. Mas em muitos casos os dados já estão disponíveis, basta saber extrair o que realmente interessa. Informações próprias da empresa precisam sim ser buscadas, mas dados de mercado, por exemplo, podem ser encontrados através da imprensa ou institutos públicos de pesquisa.

Todos os dias, deparamo-nos com os mais diversos tipos de informação sobre quantos habitantes o País possui, qual Estado é mais populoso, qual cidade concentra o maior número de idosos, entre tantos outros dados. Essas informações são importantes para o governo guiar suas ações, mas também podem ser úteis para empresas privadas, que podem tomar decisões com base nestes dados.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um dos principais fornecedores de dados sobre o Brasil. É instituição da administração pública federal subordinada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que identifica e analisa o território, conta a população e mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas. Este instituto é o responsável pelo Censo Demográfico e sempre divulga as pesquisas através da imprensa.

Outro órgão importante que provê dados para o governo é o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O Ipea realiza pesquisas que dão suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. Estes são apenas dois exemplos de institutos de pesquisas, mas existem outros que não são específicos para este fim, mas também fornecem dados importantes.

As empresas podem se valer desses dados para decidir onde abrir filial, onde aumentar os investimentos em marketing ou qual o melhor local para lançar produto. Todas essas instituições de pesquisa são eficientes e nos trazem ótimos dados. Cabe às organizações transformar estes dados em informações relevantes para o negócio.

Marcos Abellón é diretor de empresa.

Palavra do Leitor

No alvo

Estou indignado com o fato de os assessores e secretários do governo de Paulo Pinheiro, de São Caetano, estarem na mira da Justiça, entre eles, Dorival Fernandes, Odair Mantovani, Merle Marlene Trassi, Ana Maria Giorni Calfaro, Wenceslau Teixeira, o popular Lalau, e Antônio de Padua Tortorello. Como o prefeito prega governo democrático, espero que essas pessoas sejam retiradas do governo até que esses problemas sejam resolvidos.

Fernando Zucatelli

São Caetano

Segurança

Sou frequentador do Parque Celso Daniel para caminhadas e corridas e, no dia 22, presenciei, em frente à cabine da Guarda Municipal, na saída do parque para a Avenida Industrial, na qual nunca tem guarda, o assalto a dois garotos, que ficaram sem seus celulares e carteira. O roubo foi realizado por outros dois garotos. Esses fatos acontecem diariamente, pois não temos seguranças no parque. Também há garotos usando drogas. Peço ao nosso novo prefeito medidas para a tranquilidade dos frequentadores do espaço. Pela extensão do lugar os guardas municipais deveriam andar pelo parque todo e não somente ficar na entrada principal.

Maurício Goduto

Santo André

Saúde abalada

O Senado gastou R$ 115,2 milhões com assistência médica de senadores, funcionários, ex-parlamentares, familiares e dependentes em 2012. Em dez anos, o gasto consumiu mais de meio bilhão de reais. Aonde se conclui que o Senado Federal está mesmo com a saúde em crise ou abalada. Só para dizer o mínimo.

José Marques

Capital

Podre

Existe uma grande árvore defronte ao número 220 da Rua Rio Branco, no Centro de São Bernardo, cujo tronco está visivelmente podre. O local é área do rotativo e a planta está ao lado de um transformador elétrico. Um amigo comerciante já solicitou a retirada da árvore por três vezes, mas sem sucesso ou alguma satisfação por parte da Prefeitura. Venho, portanto, em seu nome pedir a solução do problema. O pedido ficará no meu arquivo pessoal como prova de que providências foram pedidas caso aconteçam danos futuros.

Nelson Mendes

São Bernardo

Resposta

Em resposta à carta da leitora Maria do Carmo Ribeiro (Semasa, dia 21), o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André informa que, devido às altas temperaturas que atingiram a região durante o mês de fevereiro e parte do mês de março, diversas regiões da cidade apresentaram intermitência no abastecimento. O Semasa enfrentou problemas técnicos em sua estação de tratamento de água, o que comprometeu a distribuição para a região da moradora. O abastecimento já está normalizado.

Semasa

Sem espaço

Não concordo com a opinião de uma leitora deste Diário referente à Estrada Velha de Santos (Estrada Velha, dia 14). Na minha opinião, a Estrada Velha hoje pertence mais aos ciclistas, corredores de fim de semana e para lazer para as crianças. Acho que os automóveis e motos é que têm de respeitar e tomar cuidado com as pessoas que a utilizam e que a velocidade permitida deveria ser a mínima.

Fernando Augusto Ramalho

São Bernardo

Bassi

Conheço Marcos Bassi desde o tempo em que o Templo da Carne era um humilde açougue, na época em que a carne era controlada e sua venda, restrita. Vendia com uma das portas semiaberta. Continuei frequentando seu belo restaurante, fruto de vida dedicada à carne e à sua preparação. Que a sua alma ajude muitos no céu e prepare churrasco aos deuses, pois era o que ele sabia e fazia de melhor.

Antônio Jose G. Marques

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;