Política Titulo
Consórcio do ABC abre sede e faz dois acordos
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
19/12/2002 | 23:29
Compartilhar notícia


Sem a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) – o principal dirigente da Câmara Regional –, os sete prefeitos do Grande ABC e o governo do Estado assinaram nesta quinta, durante inauguração da nova sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André, dois novos acordos com o Estado: o de implementação do Sistema Regional de Segurança Pública e o que determina a ligação entre o Grande ABC e Guarulhos, por meio da extensão da avenida Jacu-Pêssego.

Alckmin foi representado no evento pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça. O acordo sobre a extensão da Jacu-Pêssego foi assinado também pela prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e pelo prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, ambos do PT.

A assinatura do documento fez parte da comemoração pela inauguração da sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que, depois de 12 anos de funcionamento em um sobrado na rua Laura, passa a funcionar no antigo prédio da Justiça do Trabalho, na avenida Ramiro Colleoni, em Santo André.

O Consórcio Intermunicipal é uma entidade de planejamento regional que integra a Câmara Regional e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Os projetos discutidos e apresentados em conjunto pelos sete prefeitos e pela sociedade local geram acordos que o governador assina e se compromete a fazer. Desde o início das atividades da Câmara Regional, em 1994, a entidade recebeu 52 assinaturas do governador, mas apenas oito acordos foram cumpridos.

O prefeito de Diadema, José de Filippi (PT), afirmou que a ausência de Alckmin no evento talvez possa ser explicada pela dificuldade que a região tem enfrentado para conseguir o atendimento às demandas que apresenta ao Estado, até mesmo depois que o governador reconheceu a necessidade de cumprir os acordos.

Os prefeitos mostraram, reservadamente, insatisfação com a rejeição de emendas ao Orçamento de 2003 e argumentaram que se tivessem real apoio do governador, teriam sido aprovadas. O presidente do Consórcio e prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello (PTB), apenas lembrou as origens do Consórcio, falou da interlocução com diversas entidades de planejamento e financiamento, inclusive estrangeiras, e convidou os empresários a participar da entidade.

Pietá (PT) disse que o Consórcio do Grande ABC é uma exceção que resiste entre as experiências regionais fundadas desde 1980 e que por isso deve ser fortalecido. Marta Suplicy foi a mais enfática. Cobrou participação financeira e efetiva do Estado na ampliação da Jacu-Pêssego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;