Política Titulo
Vanderlei Siraque ganha apoio de músicos
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
01/08/2008 | 09:14
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhaes/DGABC


A impossibilidade legal de realizar showmícios a fim de divulgar as candidaturas não inviabilizou a presença de músicos na campanha do petista Vanderlei Siraque à Prefeitura Santo André. Quinta-feira, em nova ação do partido na Vila Luzita, o nome governista à sucessão fez caminhada na região acompanhado do rapper Edi Rock, do Racionais MC's, e do sambista Wladimir Rosa, ex-vocalista do Grupo Redenção.

A estratégia petista, apesar de negada por Siraque, é intensificar a campanha na Vila Luzita, considerada o principal reduto eleitoral do prefeiturável Aidan Ravin (PTB), vice-líder na primeira pesquisa de intenção de votos Diário/Ibope, publicada no último dia 20. A vantagem do petista, em primeiro lugar na consulta, é de 16 pontos percentuais em relação ao vereador petebista.

Apesar de não serem eleitores em Santo André, os músicos fizeram questão de levar apoio a Siraque em função das "políticas de igualdade racial" implementadas pelos governos petistas.

Ídolo na periferia por integrar um grupo de rap cujas letras procuram expressar o cotidiano sofrido da população carente, utilizando expressões faladas pelos jovens nas favelas, Edi Rock afirmou não se incomodar em ter a imagem atrelada a de um político ao qual nem mesmo conhece.

"Nunca me envolvo em apoios, a não ser quando se tratam de pessoas da minha confiança. As pessoas as quais conheço trabalham com o Siraque e confiam nele. E se fazem isso é porque ele tem valor", ressaltou o rapper. "Estou caminhando com um candidato disposto a ouvir a comunidade e a enfrentar os problemas", acrescentou o músico.

Declaradamente eleitor do PT, Edi Rock enalteceu as políticas de inclusão social e de igualdade racial do partido. "Depois que o PT colocou a mão no poder, muita coisa mudou", disse, sem especificar.

Demonstrando ligação pessoal e conhecimento do trabalho de Siraque na Assembléia Legislativa, Wladimir afirmou que o prefeiturável petista "é um cara compromissado com a qualidade de vida, com a cultura e com o povo de Santo André", emendou. O sambista também disse votar no PT.

Animado com os apoios recebidos, Siraque até decidiu mudar a agenda na última hora. Caminhou do Largo de Vila Luzita até o Jardim Santo André, onde visitou moradores no Núcleo Habitacional Lamartine, considerado pelo próprio candidato como "a área mais problemática da região do ponto de vista de saneamento básico". O petista reconheceu que a presença dos músicos foi "apenas simbólica, para mostrar que temos apoio não somente em Santo André, mas também em São Paulo".

Adversários - O tucano Newton Brandão e o socialista Ricardo Alvarez mantiveram agenda externa com a população quinta-feira. Aidan Ravin (PTB) e Raimundo Salles (DEM) novamente não divulgaram os compromissos.

Depois de externar publicamente a indignação em decorrência da falta de apoio da direção estadual do partido e dos próprios vereadores, a sorte parece ter virado para Brandão.

A agenda programada para esta sexta-feira foi cancelada quinta-feira à noite em função de uma reunião do candidato em São Paulo. O tucano garantiu que gravará comercial a ser inserido no horário eleitoral gratuito do ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

Ainda quinta-feira, o vereador Marcelo Chehade justificou que estará ao lado de Brandão em evento marcado para este sábado. Eles caminharão em feira no Parque Novo Oratório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;