Internacional Titulo
Jornalista árabe: jovens pareciam 'perdidos' com queda de Saddam
Do Diário OnLine
09/04/2003 | 19:38
Compartilhar notícia


O jornalista Maher Abdullah, um dos correspondentes da TV árabe Al Jazeera (Catar) em Bagdá, comentou que alguns jovens iraquianos que saíram às ruas nesta quarta-feira para comemorar a iminente queda do regime de Saddam Hussein pareciam "perdidos".

Maher Abdullah afirmou que os jovens mostravam uma certa surpresa com a situação, pois cresceram e viveram tendo a imagem de Saddam Hussein como líder do país. "Eles (os mais jovens) não necessariamente gostavam (do ditador), não necessariamente o amavam, mas estavam acostumados a vê-lo em todo lugar. No rádio, na TV", comentou o correspondente da Al Jazeera.

Imagens veiculadas nesta quarta-feira por emissoras do mundo todo mostraram populares dançando e comemorando a queda da ditadura pelas ruas de Bagdá e outras cidades praticamente dominadas por soldados americanos e ingleses. Na capital, iraquianos ajudaram militares da coalizão a derrubar uma estátua de seis metros de altura de Saddam Hussein que adornava a praça Al Ferdaus, no centro.

"As pessoas que estavam dançando estavam realmente felizes", afirmou Maher Abdullah, direto de Bagdá, em entrevista à TV americana CNN, no final da tarde desta quarta-feira. Ele disse que muitas famílias se mostravam felizes com a aparente queda do regime de Saddam Hussein, provavelmente porque perderam algum parente durante os quase 24 anos da ditadura.

O correspondente comentou que o dia foi bastante tranqüilo em Bagdá nesta quarta-feira, apesar da intensa movimentação no centro da capital com a tomada da cidade pelos americanos. "Tudo aconteceu tão suavemente que foi incrível", disse Abdullah. Ele relatou que, apesar da tranqüilidade, explosões e tiros de metralhadora podiam ser ouvidos em alguns setores.

O jornalista confirmou ainda que muitos saques estão ocorrendo pela capital, que foi praticamente abandonada pelas forças iraquianas. Abdullah contou que alguns populares roubaram geladeiras e até carros de polícia.

Manobra decisiva - Para Maher Abdullah, a tomada do aeroporto internacional de Bagdá foi fundamental para o sucesso dos americanos na campanha contra o regime de Saddam Hussein. O jornalista considerou que foi a grande conquista dos aliados. "As coisas começaram a cair para o lado do regime" quando o aeroporto foi tomado, segundo o correspondente da Al Jazeera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;