Internacional Titulo
Cerimônia lembra vítimas um mês após atentados nos EUA
Do Diário OnLine
11/10/2001 | 13:15
Compartilhar notícia


O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, e as equipes que trabalham na remoção de escombros do World Trade Center prestaram homenagem às vítimas do maior atentado terrorista da História, que destruiu o maior prédio de Nova York e parte do Pentágono, em Washington, deixando mais de cinco mil vítimas.

Às 8h48 (9h48 em Brasília), mesmo horário que a primeira torre do WTC foi atingida por um avião seqüestrado, o prefeito pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas.

"Em nome de todos que se perderam aqui, nossos heróis, bombeiros, policiais, funcionários das equipes de resgate, cidadãos que perseguiam o sonho americano, todos são heróis. Nós os relembramos, sempre os relembraremos, e vamos dedicar a reconstrução de Nova York a eles, tendo a certeza que não permitiremos que terroristas quebrem nosso espírito", disse o prefeito. Giuliani afirmou ainda que os ataques uniram ainda mais o país e o mundo.

Segundo dados oficiais, 4.815 pessoas continuam desaparecidas sob escombros do WTC. Foram resgatados 422 corpos, dos quais 370 identificados.

No Pentágono, o presidente George W. Bush fez um discurso em homenagem às vítimas do atentado na sede do comando militar dos EUA. A cerimônia reuniu cerca de 20 mil pessoas. Bush elogiou a postura dos militares, os quais considerou uma “ferramenta essencial na luta contra o terrorismo”. “Vocês acreditam no nosso país e nosso país acredita em vocês”, disse. Ele ainda prometeu reconstruir a parte destruída do Pentágono “tijolo por tijolo”.

Em um tom mais ligado à vingança que à mágoa pelas vítimas, Bush disse que a “América não vai descansar na guerra contra o terrorismo”. “Haverá tempos mais difíceis, tempos mais calmos e tempos de paciência e precisão. O terrorismo será encurralado e exterminado até que não haja para onde fugir ou se esconder”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;