Internacional Titulo
Exército britânico libera seus dois soldados detidos em Basra
Da AFP
19/09/2005 | 20:00
Compartilhar notícia


O ministério britânico da Defesa confirmou na noite desta segunda-feira que suas tropas libertaram dois de seus soldados detidos durante o dia pela polícia de Basra, mas se recusou a dar detalhes sobre as circunstâncias desta libertação.

Uma fonte do Ministério da Defesa havia informado que "Uma força importante de soldados britânicos cercou a delegacia de polícia, arrombou a entrada principal com um veículo e libertou os dois britânicos, assim como 150 prisioneiros".

"Não desmentimos essa versão, mas também não a confirmamos", esquivou-se um porta-voz do ministério da Defesa em Londres.

Vestindo trajes civis, os dois militares, que estavam em "missão de inteligência" segundo uma fonte do ministério do Interior, haviam sido detidos depois de abrir fogo contra policiais iraquianos, explicou uma fonte da polícia de Basra.

Um porta-voz das forças britânicas em Basra, 550 km ao sul de Bagdá, confirmou em seguida a prisão de dois militares pela polícia iraquiana, sem dar mais detalhes. Os soldados estavam detidos na delegacia central da cidade.

A prisão dos dois soldados provocou confrontos quando, após sua transferência para a delegacia central, uma unidade britânica com oito blindados se posicionou perto do local.

Moradores se reuniram então para atirar pedras nos soldados, que responderam com tiros de advertência antes de abandonar dois tanques, incendiados pelos manifestantes.

Os dois soldados britânicos foram detidos pela polícia iraquiana em Basra depois de um confronto entre manifestantes e soldados britânicos. Manifestantes iraquianos incendiaram dois tanques britânicos estacionados perto de uma delegacia da cidade. Os soldados que se encontravam dentro dos dois blindados abandonaram os veículos e se retiraram, sem responder à agressão.

Os militares britânicos haviam realizado uma série de disparos de advertência contra os manifestantes, que responderam jogando pedras. O incidente aconteceu depois da prisão de dois homens por parte da polícia iraquiana. Oito veículos britânicos blindados foram posicionados para vigiar o prédio prédio, antes do confronto.

A situação é tensa em Basra desde domingo, depois da prisão do chefe local da milícia xiita do exército de Mehdi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;