Nacional Titulo
Número de fugitivos do Carandiru é de 108
Do Diário OnLine
26/11/2001 | 16:51
Compartilhar notícia


O secretário da Administrações Penitenciárias, Nagashi Furukawa, afirmou que 108 presos fugiram usando túneis da Penitenciária do Estado, no Complexo do Carandiru, na zona Norte de São Paulo, por volta das 9h30 desta segunda-feira. Inicialmente, o número divulgado havia sido de 120 fugitivos. Segundo informações oficiais, 18 já foram recapturados, dois deles próximos à estação do Metrô Parada Inglesa.

Por causa da fuga no Carandiru, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou as vias de acesso ao presídio como a Ataliba Leonel e parte da avenida Cruzeiro do Sul, na pista sentido centro-bairro, o que complica o tráfego na região. Carros da PM cercam a área em um raio de 2 quilômetros.

Os detentos eram de vários pavilhões, mas deixaram a penitenciária por um túnel que partia da oficina, onde os presos fazem trabalhos artesanais. O túnel dava acesso à rede de esgoto do presídio e foi cavado de fora para dentro da detenção. Mais de 30 túneis já foram localizados este ano no Complexo do Carandiru.

No momento, cerca de 350 policiais fazem buscas nas redondezas. Munidos de cilindros de oxigênio, os policiais fazem varreduras também na galeria de esgotos. O helicóptero Águia sobrevoa a região.

Em julho de 2001, 105 presos conseguiram fugir por um túnel. A penitenciária tem capacidade para 2100, mas abrigava 1608 detentos no momento da fuga.

Precaução – A Polícia recomenda que as pessoas evitem passar pelas proximidades do Complexo do Carandiru, já que os fugitivos poderiam tentar roubar carros ou dinheiro.

A polícia alerta que muitos presos podem tentar entrar nas residências e manter os moradores como reféns. Osvaldo Barros, que orienta as buscas dos fugitivos, pede para que, em caso de qualquer movimentação estranha, a pessoa entre em contato com a polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;