Política Titulo
Talabi entra no PR para se manter na base de Reali
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/09/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


Expulso do PSC, o vereador Talabi Fahel acertou ontem ingresso no PR para se manter na base de aliados do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), para a eleição de 2012. Além de Talabi, muitos dissidentes do PSC - alguns inclusive que trabalham na administração petista - seguiram o mesmo caminho.

Em 2008, o PSC indicou Gilson Menezes (hoje PSB) para ser vice na chapa petista e, pela aliança, abocanhou a Secretaria de Segurança Alimentar. A ida de Gilson para o PSB como forma de trazer os socialistas para o bloco governista tirou a Pasta das mãos do PSC e instalou crise no partido.

A eleição de 2010 escancarou ainda mais o racha, pois muitos militantes decidiram apoiar candidatos a deputado de outras legendas. Por conta disso, a maioria dos filiados foi expulsa do PSC e a executiva estadual determinou que o diretório iniciasse a construção partidária longe de Reali.

Talabi disse que muitos dissidentes do PSC não se sentiram confortáveis com a orientação paulista. "Tínhamos um compromisso com o Mário. Não poderíamos mudar de lado do dia para noite". O vereador afirmou que escolheu o PR porque há garantia da estadual de que a legenda poderá trabalhar sem ingerência de outras esferas.

O presidente do PR de Diadema, José Carlos Gonçalves, evitou garantir a manutenção do apoio à reeleição de Reali, mas confirmou que o acordo está próximo de sair. Em discurso, Reali e o chefe de Gabinete, Osvaldo Misso (PT), reforçaram que pretendem contar com o PR entre os aliados.

Atual presidente do PSC, Teodózio Gregório Silva negou interferência estadual no diretório municipal e afirmou que a expulsão dos militantes foi motivada pela falta de apoio a candidatos do PSC no pleito de 2010.

Além de Talabi e Gonçalves, os ex-vereadores José Zito da Silva, o Zezito, e Pastor Isaias Maria e o ex-secretário de Segurança Alimentar Pedro Soares assinaram com o PR. 

Michels e Márcio sacramentam ida para o PV de Diadema 

Os vereadores de Diadema Lauro Michels e Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia, apalavraram transferência para o PV. Em reunião secreta com a deputada estadual Regina Gonçalves (PV), realizada na manhã de ontem, os dois, que foram expulsos do PSDB, acertaram os últimos detalhes para se filiarem na sigla verde.

O Diário apurou que Regina deu garantias que Michels será candidato a prefeito pelo PV, condição imposta pelo parlamentar. A candidatura, inclusive, tem apoio do presidente estadual do PV, Marco Antônio Mroz.

A transferência partidária foi comunicada pelos vereadores a seus apoiadores políticos. Grande parte dos interlocutores de Michels e Márcio deverá assinar a ficha de filiação no PV nos próximos dias. O evento para celebrar a chegada dos dois vereadores está sendo preparado pela cúpula verde.

A ida de Michels e Márcio causará crise no PV. Muitos militantes defendem que o partido precisa continuar com o PT. Entre eles está o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;