Nacional Titulo
Rio terá tanque-laboratório de tecnologia oceânica
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 17:19
Compartilhar notícia


O primeiro laboratório de tecnologia oceânica da América Latina está nascendo de uma parceria entre o governo fluminense, empresas petrolíferas e a Coordenaçao dos Programas de Pós-Graduaçao em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se do Tanque Oceânico/UFRJ, uma estrutura de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados que será construída na Cidade Universitária, na Ilha do Fundao, com geradores de ondas, correnteza e ventos capazes de reproduzir condiçoes de alto mar.

Atualmente, há no mundo apenas três equipamentos do gênero, um deles na Noruega, usado por empresas do Brasil.

O novo tanque poderá realizar ensaios em escala reduzida de reparos em estruturas oceânicas, como navios, plataformas fixas, flutuantes e amarradas e equipamentos offshore. Um levantamento feito entre os potenciais usuários do novo laboratório -Petrobras, Marinha do Brasil, companhias de exploraçao de petróleo offshore, consultores e centros de pesquisa- indicou uma demanda de ocupaçao anual de 308 dias.

Haveria também atividades secundárias, como testes de manobras de modelos de navios, submarinos e pequenos veículos submersíveis e treinamento de mergulhadores.

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse que o governo estadual tentará financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto. "O Estado do Rio concentra hoje todas as condiçoes logísticas e estratégicas para a instalaçao de um laboratório com essas características, devido à proximidade dos principais agentes envolvidos com atividades offshore, como o Centro de Pesquisas da Petrobras", disse ele. A criaçao do tanque constou da plataforma de campanha do governador Anthony Garotinho (PDT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;