Turismo Titulo Peregrinos
Nos passos da fé
Eliane de Souza
26/04/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Seja por motivos religiosos, turísticos ou pela busca de um desafio pessoal, muitos peregrinos seguem os caminhos do apóstolo Tiago no chamado Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Segundo a tradição, o apóstolo pregou a palavra de Cristo na Europa após a morte de Jesus. Em seu retorno à Judeia, foi martirizado e seu corpo, levado de volta à Ibéria para ser secretamente sepultado. A descoberta de seu túmulo no século 9, por um ermitão guiado por uma estrela, deu início às romarias, com fiéis vindos de todas as partes do Velho Continente.

No Brasil também há peregrinos que já se aventuraram por esses caminhos. Eles se reunirão em Águas de São Pedro, entre os dias 28 e 1º de maio, para o 4º Encontro Nacional de Peregrinos.

Sob o lema Peregrinando, o Caminho Vive, o evento contará com a participação de representantes de todas as associações de amigos do Caminho de Santiago no Brasil e representantes do Exterior.

A expectativa é de reunir cerca de 500 caminhantes que percorreram ou estão se preparando para percorrer o trajeto europeu a pé, de bicicleta ou a cavalo.

O evento servirá como grande oportunidade de confraternização, troca de informações, ampliação de contatos, formação de parcerias, lazer, definição de metas e afirmação de políticas de interesse da comunidade peregrina.

Cerca de 350 participantes já entraram no clima do encontro em percurso iniciado no dia 18 pelo Caminho do Sol, que parte da cidade de Santana de Parnaíba e termina em Águas de São Pedro.

O idealizador do Caminho do Sol, José Palma, explica que o ponto alto do evento será a assinatura do termo de irmanamento entre as cidades de Molina Seca, na Espanha - uma das mais tradicionais do Caminho de Santiago -, e Águas de São Pedro para intercâmbio cultural e turístico. Informações sobre hospedagem, inscrições e programação de palestras podem ser consultadas pela página na internet www.encontrodeperegrinos.blogspot.com.br.

Rota sagrada no Brasil

O Brasil também tem sua própria rota de peregrinação. Trata-se do Caminho do Sol, trajeto de 240 quilômetros que já foi percorrido por cerca de 10 mil pessoas ao longo dos seus dez anos de existência. O ponto de partida fica em Santana de Parnaíba e termina em Águas de São Pedro, totalizando 11 dias de caminhada.

O caminho é antiga rota de bandeirantes que buscavam riquezas pelo Estado de São Paulo. Agora, peregrinos refazem o mesmo percurso em busca de aprimoramento espiritual. Os principais pontos da caminhada são o Seminário Belga Premonstrantense, em Pirapora, semelhante ao que pontua o caminho europeu, e o Armazém do Limeiro, onde os peregrinos são saudados com música típica do interior.

A peregrinação culmina na estância de águas medicinais, onde o turista repõe as energias no balneário municipal e segue para a Casa de Santiago, no parque florestal da cidade, que abriga imagem do santo abençoada na Espanha.

Com o termo de irmanamento entre o Caminho do Sol e o Caminho de Santiago de Compostela, o trajeto brasileiro será internacionalizado ao lado de outras rotas espirituais como o Caminho do Shikoku, no Japão, e o Caminho de Assis, na Itália.

______________________

Gastronomia

Som e sabor em Cabo Frio

No próximo fim de semana, o balneário carioca de Cabo Frio sediará a sexta edição do Festival do Marisco. O evento começará amanhã, a partir das 18h, e iniciará às 12h nos dias 28 a 30, atendendo também para almoço.

As barracas vão oferecer pratos à base do molusco e prometem agradar a todos os paladares, com opções de panqueca, pastéis, empanados, moqueca, estrogonofe e empadão. Tudo vendido ao preço padrão de R$ 10.

E a chegada do outono não será desculpa para os turistas não curtirem a praia. As tardes e noites do festival serão embaladas por boa música e mostra de artigos de artesanato. Alunos da oficina de gastronomia do Centro de Referência de Assistência Social também vão ensinar receitas culinárias.

Amanhã, o menu musical será comandado pela banda Búzios Blues e a black music do CYA Black, a partir das 20h. No sábado, o embalo ficará por conta do reggae da Tribo do Leão e apresentação do Brazilian Beatles, que faz cover dos garotos de Liverpool, a partir das 22h30. No domingo as atrações se diversificam com a Academia de Dança Allan Lobato e o sax instrumental de Gabriel Leite. O evento encerra segunda-feira, com rock da banda Faixa Etária.

O fim de semana gastronômico também pode incluir esportes radicais. De mar aberto, a Praia do Forte, principal de Búzios, foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática da modalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;