Economia Titulo Carreira
Como engajar após as férias
Lucas Nogueira
Gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half
06/01/2020 | 07:13
Compartilhar notícia


Não há dúvida de que períodos de descanso são muito importantes para que o colaborador mantenha ou eleve seu nível de desempenho. Em geral, quando esses períodos são bem aproveitados, os profissionais retornam às atividades mais criativos, com as energias recarregadas e prontos para novos desafios. Entretanto, em alguns casos, é preciso atenção do gestor para que o colaborador retome o foco nos primeiros dias após o descanso. Para auxiliar, listo a seguir cinco recomendações:

1 – Espere para agendar compromissos importantes

É natural que, após período de férias, o colaborador demore cerca de dois dias para engajar novamente no ritmo das atividades. Isso porque ele precisa de tempo para, pelo menos, se atualizar sobre os últimos acontecimentos e checar e-mails recebidos. Então, evite agendar o início de algum projeto ou alguma reunião importante com clientes na semana do seu retorno.

2 – Atualize o colaborador

Assim que o profissional retornar de férias, é prudente que o gestor chame-o para uma reunião de atualização sobre os últimos acontecimentos da empresa e do departamento. Os profissionais que ficaram responsáveis por atividades do colaborador que ficou ausente devem participar desse encontro. A ideia é que ele tenha informações suficientes para reassumir as ações de sua responsabilidade.

3 – Dê feedbacks

Muitos profissionais, quando estão insatisfeitos, aproveitam o período de férias para refletirem sobre a carreira e, inclusive, mapear oportunidades no mercado de trabalho. Então, se julgar necessário, aproveite o momento do retorno para dar detalhes sobre os rumos da companhia e a importância do trabalho desse colaborador dentro da organização. Abra-se a ouvir o que o outro tem a dizer. Esse bate-papo pode servir como um termômetro de satisfação do profissional.

4 – Estimule bons hábitos

Procure estimular colaboradores a otimizarem execução das ações durante o expediente, reduzindo a necessidade de horas extras ou de preocupação com o trabalho fora do ambiente corporativo. É claro que, em alguns momentos, nossas atividades profissionais demandam mais da nossa atenção. Porém, checar obsessivamente e-mails e mensagens de celular em momentos de lazer pode contribuir para aumento do estresse.

5 – Seja o exemplo

É importante que o gestor valorize o período de descanso usufruindo das próprias férias com qualidade. Por isso, quando programar o seu período de afastamento, cuide para deixar atividades organizadas a ponto de nenhum profissional ter que entrar em contato com você para esclarecer dúvidas. Liderar por bons exemplos é o caminho mais eficiente para ter time de sucesso.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;