Economia Titulo
Sistema une indústria e varejo
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
10/11/2001 | 20:25
Compartilhar notícia


  A fim de minimizar problemas de falta de abastecimento, grandes empresas passaram a adotar a ferramenta ECR (Efficient Consumer Responde ou Resposta Eficiente ao Consumidor). O sistema informatizado possibilita a integração do varejista com as indústrias, que fazem parte da cadeia de reposição, desde que as mercadorias estejam dotadas de código de barras, e visa a redução de custos e a satisfação do cliente. No Grande ABC, o Makro, atacadista de São Bernardo, foi um dos pioneiros na utilização do sistema que integra distribuidores e fornecedores.

Focando a eficiência da cadeia de suprimentos como um todo e não apenas em cada etapa do processo, o ECR permite a redução dos custos do sistema, estoques e bens físicos. “Todos os benefícios e ganhos conseguidos por meio da utilização da ferramenta são repassados para o preço final de venda dos produtos. Assim, podemos oferecer preços mais competitivos no mercado atacadista do Grande ABC”, disse o gerente da loja Makro de São Bernardo, Armando Maia. Outra benfeitoria conseguida com o ECR, segundo ele, é a possibilidade de o consumidor escolher produtos mais frescos e com qualidade.

O abastecimento por meio da EDI (Eletronic Data Interchange) associado à reposição automática de estoque garantiu benefícios ao Makro como aumento de vendas, diminuição dos índices de devolução e falta de estoque. Além disso, com a ferramenta, o atacadista mantém seu estoque ajustado à demanda, evitando o desabastecimento de algum item.

Surgida no início de 1993, nos Estados Unidos, a prática do ECR utiliza várias ferramentas de ação para garantir o ganho na eficiência da cadeia de abastecimento, entre as quais estão: as trocas de informação por meio eletrônico EDI, EDI mercantil e financeiro, reposição automática de mercadorias, gerenciamento de categorias e padronização. No ano seguinte ao surgimento do sistema, o Makro deu início aos estudos para a implementação do processo de reposição automática, a ferramenta do ECR, mais utilizada pela rede, e que permite que o fornecedor gerencie o estoque do atacadista simultaneamente.

O movimento do ECR, que partiu da grande indústria e hoje ganha força em todo o mundo, sendo adotado também por empresas de pequeno e médio portes, é uma aliança estratégica entre indústria e comércio e visa agilidade e eficiência nas transações comerciais, financeiras, logísticas e tecnológicas, eliminando desperdícios e custos excedentes e agregando valor ao consumidor final.

As redes varejistas Pão de Açúcar e Sé são outras que utilizam o ECR. A Colgate/Kolynos, de São Bernardo, representa as indústrias do Grande ABC junto ao ECR.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;