Cultura & Lazer Titulo
Desenho japonês teme reação em outros países
Patrícia Vilani
Com Agências
15/11/2001 | 19:50
Compartilhar notícia


  Depois do sucesso surpreendente em seu país, o longa de animação japonês Sen to Chihiro no Kamikakushi se prepara para estrear nos Estados Unidos, o maior mercado cinematográfico do mundo, sob as previsões pessimistas de seu diretor, Hayao Miyazaki. Segundo o cineasta japonês, Spirited Away, nome que recebeu para seu lançamento internacional, dificilmente conseguirá cair nas graças do público norte-americano.

No Japão, a fita quebrou todos os recordes de bilheteria, deixando para trás a marca alcançada por Titanic, de James Cameron, em apenas três meses de exibição.

Spirited Away pode ser considerada uma versão oriental para o clássico O Mágico de Oz. Conta a história de uma garotinha chamada Chihiro, que se vê presa num mundo de fantasias. Chihiro passa por diversas aventuras para voltar para casa e reencontrar os pais.

Os próximos mercados de Spirited Away são Hong Kong, Cingapura e Taiwan, onde deve estrear no mês que vem. Em janeiro, a fita tem previsão de chegar à França. Já nos Estados Unidos, ainda sem data definida, Miyazaki tem pretensões modestas de agradar o público. “Se um pequeno número de pessoas compreender o filme, já acharei isso o bastante”, disse. Miyazaki tentou explicar o sentido da vida por meio da jornada de Chihiro que, em seu caminho, encontra uma série de personagens bizarros, como um velho com seis braços e um fantasma sem rosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;