Internacional Titulo
Rússia suspende compra de aves criadas nos EUA
Das Agências
09/02/2004 | 23:51
Compartilhar notícia


O governo dos EUA notificou nesta segunda, oficialmente, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) o foco do vírus da gripe das aves em uma fazenda de Delaware (no leste). O notificação coincidiu com o anúncio de que Rússia, Polônia e Arábia Saudita suspenderam a importação de aves de criação procedentes do local.

Desde a meia-noite desta segunda, todos os tipos de aves, carne e ovos estão banidos do mercado russo, o principal destino das exportações de aves americanas, disse Andrzej Rudy, vice-chefe do Serviço Veterinário. Segundo a agência de notícias Interfax, não está excluída a possibilidade de a medida ser estendida a estados americanos vizinhos a Delaware, caso a doença se espalhe.

“A cepa viral em questão é a H7 e não a H5, como na Ásia, o que demonstra que as duas epizootias não estão relacionadas”, disse Bernard Vallat, diretor da OIE. Ele explicou que “o teste oficial da OIE tem sido aplicado para determinar o indício de patogeneidade do vírus, mas será preciso esperar vários dias para conhecer os resultados”.

A Polônia adotou a mesma medida da Rússia e baniu as importações de aves americanas, informou o vice-chefe veterinário do governo polonês, Andrzej Rudy. O Ministério da Agricultura da Arábia Saudita também anunciou nesta segunda a suspensão das importações de aves de Delaware.

China – A gripe das aves matou mais uma pessoa no Vietnã, aumentando para 14 o número de vítimas fatais da doença no país e para 19 o total de mortos na Ásia. A epizootia continua avançando na China e os especialistas temem que sua gravidade tenha sido subestimada no Camboja. Na Tailândia, outro país em que têm sido registrados casos humanos mortais, o número de óbitos oficialmente reconhecido é de cinco.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) em Pequim considerou “aceitável” que “houvesse casos humanos (na China), levando em consideração o importante número de focos”. “Acreditamos que o governo chinês é consciente do temível desafio que enfrenta e que está decidido a mudar a situação”, disse o representante da OMS no país, Henk Bekedam. Poucas horas depois dessa declaração, o governo chinês anunciou a contaminação de outra região do país, Tianjin (norte), aumentando para 31 o número de regiões chinesas afetadas.

O embargo europeu ao frango da Tailândia está abrindo perspectivas de aumento das exportações não apenas para o Brasil, mas também para a França. Produtores da região francesa da Bretanha se organizam para vencer os concorrentes.

A Tailândia, quarto maior produtor mundial, era um dos principais fornecedores da Europa, com 160 mil toneladas de pedaços de frango, um mercado que, agora, os franceses pretendem ocupar, pelo menos durante esse período de embargo. O plano é ocupar também mercados como o do Oriente Médio, enquanto o Brasil desvia suas vendas para o Japão, que também embargou compras da Tailândia.

No total, mais de 50 milhões de aves foram sacrificadas em toda a Ásia. Gravemente afetado pelo vírus, o Vietnã informou sobre outra ameaça sanitária: o surgimento de um foco de febre aftosa na região central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;