Política Titulo
Ida de Auricchio ao PSDB está próxima
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
19/03/2005 | 15:23
Compartilhar notícia


A negociação para a filiação do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), ao PSDB está muito mais adiantada do que se imagina. Envolvidos no processo garantem que resta apenas a oficialização. Tudo já está acertado. Embora o namoro seja às escondidas, os envolvidos não conseguem mais fingir que o tão esperado casamento acontecerá em breve. Os líderes dos dois partidos já demonstraram preocupação com a mudança.

De um lado, o presidente do PTB, Luiz Antônio Fleury Filho, tenta mobilizar os petebistas de São Caetano para manter o prefeito na lista de filiados. Do lado tucano, os principais líderes cercam cada vez mais Auricchio de mimos e conseguiram até que alguns ilustres filiados do PSDB na cidade mudassem de vez para o Palácio da Cerâmica. Caso de Claudio Demambro – que assumiu a direção do DAE (Departamento de Águas e Esgoto) – e do ex-prefeito Antônio Dall‘Anese, que ocupará a assessoria especial do gabinete. Demambro terá também a função de articulador político de Auricchio. Já Dall‘Anese terá como incumbência ajudar o prefeito no relacionamento com o Legislativo e a sociedade.

Há um mês, em entrevista ao Diário, Dall‘Anese avaliou como mais do que bom ter o atual chefe do Executivo nos quadros tucanos e recomendou aos líderes do PSDB que fizessem um convite formal para que José Auricchio participasse de reunião no diretório. Parece que a idéia do ex-prefeito será utilizada. O convite será feito.

Além disso, sob a tutela do PSDB São Caetano, Auricchio e a prefeitura de São Caetano serviria como grande vitrine nas eleições do ano que vem para a Presidência da República, governo estadual e deputados estadual e federal.

Desde janeiro, a aproximação entre José Auricchio e PSDB aumenta a cada dia. Antes do encontro com o vereador de São Paulo José Anibal, em fevereiro, o prefeito havia recebido em janeiro o governador Geraldo Alckmin e o prefeito da capital, José Serra, durante anúncio da reconstrução da ponte que liga as ruas São Paulo, em São Caetano, e Barbinos, em São Paulo. Extra-oficialmente Serra já havia comparecido ao estádio Anacleto Campanella para assitir a partida entre o Azulão e o Palmeiras.

Comparações – Antes de ser nomeado por José Auricchio, Dall‘Anese fez declarações que demonstraram a simpatia com o atual prefeito. Já era uma paquera. Em uma delas, apelidou Auricchio de prefeito furacão, ao dizer que o petebista assumiu e fez questão de imprimir marca pessoal.

Em outra ocasião disse que ambos teriam algo em comum: representarem a renovação. Isso porque Dall‘Anese assumiu a prefeitura após mandatos de Walter Braido (PL) e de Luiz Tortorello, ambos com três passagens pela prefeitura. O mesmo acontece com José Auricchio, que também assume o Palácio da Cerâmica após o legado de Braido e Tortorello.

Outro pronto em comum entre o tucano e o atual prefeito é o rompimento com os grupos políticos que os elegeram. Assim como José Auricchio, que decidiu romper com o principal articulador da era Tortorello, Antônio de Pádua Tortorello, exonerado nesta semana, na gestão de Dall‘Anese também ocorreu uma ruptura. Na época, o tucano decidiu provocar uma cisão com a ala ligada a Braido, porque não conseguia agradar os dois tutores ao mesmo tempo: o liberal e Tortorello.

Apoios – A cotação do prefeito de São Caetano parece ter subido na última semana. Na quarta-feira, logo no primeiro horário na agenda de Auricchio, lá estava o ex-deputado federal Duílio Pisaneschi. A intenção seria angariar apoio do petebista para as eleições de 2006, quando Pisaneschi pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

Se o apoio for consolidado, o líder de Auricchio na Câmara, Gilberto Costa (PSB), pode perder o apoio do chefe do Executivo. Outro político que tentou marcar horário com o prefeito durante a semana foi o ex-vereador Fábio Palacio (PL). Mas parece que ainda não conseguiu o agendamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;