Internacional Titulo
Sharon diz que respeitará opinião do Likud sobre desocupação
Do Diário OnLine
Com AFP
02/05/2004 | 20:20
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, afirmou na noite deste domingo que respeitará os resultados do referendo sobre seu plano de retirada da Faixa de Gaza, que foi rejeitado pelos membros de seu partido, o Likud. Temia-se que a negativa do partido deflagrasse uma crise política em Israel.

"Lamento o resultado da votação, mas vou respeitá-lo", disse Sharon por intermédio de um comunicado. "Vou realizar consultas nos próximos dias com os ministros, o Likud e os partidos da coalizão."

"Sei que muitos israelenses apóiam meu plano e que, como eu, se sentem decepcionados com estes resultados", destacou Sharon ao agradecer o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, "pela amizade e autoridade" que demonstrou ao apoiar o projeto.

O plano de Sharon incluiria a retirada das colônias judaicas da Faixa de Gaza e de suas 21 colônias, bem como o desmantelamento de quatro colônias isoladas ao norte da Cisjordânia e a manutenção sob controle israelense de grandes blocos deste território atrás do polêmico muro de separação.

De acordo com a TV estatal israelense, com base na apuração de 53% dos votos, que 61% dos membros do Likud votaram contra o plano de retirada israelense da Faixa de Gaza, apresentado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Apenas 38% dos 193 mil eleitores possíveis se pronunciaram a favor do plano. O restante inclui votos brancos e nulos. O índice de participação foi de 40%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;