Internacional Titulo
Autor de atentado contra Tatcher é libertado
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 11:53
Compartilhar notícia


Patrick Magee, o homem que tentou matar Margaret Thatcher em 1984, foi colocado esta terça-feira em liberdade de uma prisao norte-irlandesa, numa prova da determinaçao do governo Blair em cumprir com os compromissos do processo de paz.

Magee, de 48 anos, foi condenado à prisao perpétua, com uma pena de segurança de 35 anos, em 1986, pelo atentado com explosivos cometido dois anos antes no Grande Hotel de Brighton, onde se celebrava a convençao anual do Partido Conservador. O atentado causou cinco mortos e a primeira-ministra Margaret Thatcher escapou por pouco da morte.

Magee é o 277º preso libertado em virtude do acordo de paz de Sexta-feira Santa, que prevê para antes de julho de 2000 regimes mais flexíveis para os membros das milícias paramilitares norte-irlandeas que declararam cessar-fogo.

A libertaçao de Magee suscitou críticas entre os conservadores britânicos, e mais uma vez exigiram o cessar das libertaçoes antecipadas dos detidos do IRA enquanto o grupo nao começar efetivamente a se desarmar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;