Cultura & Lazer Titulo
Mauá apresenta ópera dos sete profetas da paz
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
12/08/2004 | 22:49
Compartilhar notícia


O mundo cabe em Mauá. É este o espírito da quarta e última versão da Ópera da Terra Pilar, que estréia nesta sexta-feira no Teatro Municipal mauaense e segue com mais dez encenações gratuitas até 8 de setembro. O tema do espetáculo é Utopias da Paz, levado ao palco por meio de uma mistura de linguagens artísticas e da qual participam 99 atores.

Com o objetivo de levar à população a memória da cidade, o projeto Ópera da Terra Pilar teve sua primeira exibição em janeiro de 2002. O tema da versão inicial foi o rio Tamanduateí, depois foi discutido o processo de industrialização (argila, cerâmica). A terceira versão tratou da emancipação política da cidade.

Agora, em Utopias da Paz (texto de José Estevam Gazinhato), o jovem José é recrutado para a guerra, mas sonha com a paz. Enquanto isso, sua amada, Maria, teria sido levada pelo espírito santo para dar à luz os profetas de sete povos: Jesus, Gandhi, Buda, Maomé, Zumbi, Mandela e Antônio Conselheiro. “Essa ópera é um recorte da história mundial e, então, trazemos todos os personagens para Mauá”, diz o diretor geral do espetáculo, Caio Evangelista.

Entre as cerca de 250 pessoas inscritas, 89 foram selecionadas para fazer parte do elenco. São amadores que passaram por aulas de expressão vocal e corporal e por processo de construção de elementos de cena. Somam-se dez atores convidados, todos do grupo de teatro Apolo, entre eles Márcio de Souza e Delson Marinho. O canto lírico fica por conta de Cláudia Felisberto e Klau Evangelista.

O público assistirá a uma mistura de linguagens: teatro, música ao vivo, vídeo (cenas gravadas e ao vivo), canto lírico e popular, poesia e movimento corporal. “É um espetáculo colorido, aéreo”, afirma o diretor.

Segundo o baiano Evangelista, que mora em Mauá há dez anos, Utopias da Paz encerra um ciclo. “As óperas deram uma grande contribuição à população e com este projeto aprendi a amar Mauá. Agora, temos de propor um novo modelo para a cidade, com a realização de um trabalho mais experimental, a caminho da profissionalização”, afirma. n

Ópera da Terra Pilar – Espetáculo. Estréia nesta sexta-feira, às 20h. Exibições às sextas, sábados e domingos deste mês; e nos dias 1º e 8 de setembro, sempre às 20h. No Teatro Municipal de Mauá – r. Gabriel Marques, s/nº, Mauá. Tel.: 4555-0086. Entrada franca (os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;