Economia Titulo Carreira
Quais habilidades são valorizadas?
Lucas Nogueira
Diretor de recrutamento da Robert Half
09/12/2019 | 22:41
Compartilhar notícia


No mundo corporativo, costuma-se dizer que as pessoas são contratadas pelo perfil técnico e demitidas pelo comportamento. Apesar de muitos profissionais duvidarem da veracidade desta frase, na prática ela é cada vez mais real. Entre as habilidades comportamentais mais demandadas está a visão de negócio, segundo 51% dos líderes entrevistados pela Robert Half em uma pesquisa recente. Mas, o que será que essa soft skill significa? Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa demanda, explico a seguir o significado dessa e de outras quatro habilidades muito desejadas pelos empregadores:

1 – Visão de negócio

Significa ter uma consciência clara dos resultados das ações da empresa e para onde elas estão direcionando a companhia. A visão clara do futuro vem junto com a habilidade de tomar as medidas necessárias para chegar lá. Em geral, esses profissionais combinam uma forte determinação com o desejo de crescer.

2 – Hands on

Na tradução livre, hands on significa ‘mão na massa’, ou seja, profissional que não se priva de ter participação ativa nas ações e se aprofundar nas atividades, seja sozinho ou em grupo. Em geral, esse colaborador tem a mente aberta para absorver novos conhecimentos e é bastante produtivo.

3 – Senso de dono

Tem senso de dono aquele profissional que abraça os projetos com a responsabilidade e a motivação de um empreendedor. De maneira proativa, ele apresenta soluções que viabilizam ou facilitam o exercício das atividades e, principalmente, a expansão dos negócios e/ou da companhia.

4 – Orientado a resultados

Tem muito valor no mercado o profissional que foca em concluir as atividades com a qualidade esperada pela empresa ou superando as expectativas. Em resumo: ele trabalha pelo melhor resultado da tarefa e não simplesmente para concluir a ação. Essa postura tende a contribuir para que a concretização dos objetivos de toda a organização.

5 – Perfil multidisciplinar

Esse profissional é capaz de aplicar os diferentes conhecimentos que possui na atividade que desempenha ou é especialista. Essa bagagem de aprendizado pode vir da passagem por outras áreas ou empresas ou, ainda, ser adquirida por conta própria, em cursos livres, especializações, palestras ou workshops.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;