Nacional Titulo
Advogado pede reintegraçao de fazenda em Itapura
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 17:06
Compartilhar notícia


O advogado Mauro Suman pediu nesta segunda-feira a reintegraçao de posse da fazenda Entre Rios, em Itapura, a 600 quilômetros Sao Paulo. Com 802 hectares, ela foi ocupada no fim de semana por 50 famílias de sem-terra. Suman disse que a propriedade, de Maria Terezinha Orient, é produtiva, ao contrário do que alegam os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.A açao de reintegraçao de posse, com pedido de liminar, deu entrada no Fórum de Pereira Barreto.

De acordo com o advogado, cerca de 400 hectares estao ocupados com cana-de-açúcar, 80 com milho e o restante da terra seria usada para a criaçao de 700 cabeças de gado. Suman afirmou ainda que a fazenda nunca passou por vistoria do Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) nem esteve relacionada entre as preferenciais para reforma agrária. Os sem-terra destruíram parte de uma cerca de arame para entrar na propriedade, furam poços e já montaram 40 barracos de lona.

O coordenador regional do MST, Lourival Plácido, disse nesta segunda-feira que a Fazenda Entre Rios foi escolhido por ser um latifúndio praticamente sem produçao. O MST, segundo Plácido, pretende acomodar na fazenda Entre Rios cerca de 200 famílias. Além disso, ele afirma que o município Itapura foi escolhido pelo movimento para abrigar cerca de 500 famílias. De acordo com Plácido, as terras daquela regiao sao todas devolutas e pertencem ao Exército desde a inauguraçao da Vila Militar, no século passado, durante a Guerra do Paraguai. Nas contas do MST no município de Itapura e regiao há cerca de 30 mil hectares invadidos pelos fazendeiros, mas que originalmente pertenciam ao Exército.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;