Economia Titulo Imposto de Renda
Mais de 10 mi ainda não entregaram declaração

Sistema de transmissão fica fora do ar diariamente entre 1h e 5h

Soraia Abreu Pedrozo
do Diário do Grande ABC
25/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais de 10 milhões de contribuintes ainda não realizaram o acerto de contas anual com o Fisco. De acordo com a Receita Federal, das 25 milhões de declarações esperadas, apenas 14,7 milhões foram entregues. O prazo se encerra na segunda-feira, dia 30, às 23h59. A multa para quem exceder a data é de R$ 165,74 mais 1% ao mês sobre o imposto devido.

A Receita alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades, como lentidão do sistema, devido ao acúmulo de acessos ao site (www.receita.fazenda.gov.br). Além disso, diariamente o sistema de transmissão da declaração fica fora do ar da 1h às 5h. O download do programa, no entanto, pode ser feito a qualquer hora.

ÚLTIMA HORA- O contribuinte que ainda não reuniu os comprovantes necessários para enviar ao Leão, deve separar, a princípio, o informe de rendimentos emitido pela empresa em que trabalha. É lá que está descrito exatamente quanto cada um recebeu no ano passado.

Não pode faltar na declaração, ainda, qualquer fonte de rendimento extra obtida no ano passado. Saque de investimentos, venda de imóveis, veículos ou trabalhos freelancers devem constar. Além das informações, é preciso ter as notas fiscais de recebimento do contratante do serviço prestado e os documentos que comprovem a retirada ou venda. O Fisco realiza o cruzamento de informações entre o CNPJ de quem pagou e o CPF de quem recebeu.

Da mesma forma, ganhos com aluguéis também precisam ser citados - existe uma declaração para imobiliárias, em que elas atestam as operações realizadas naquele ano. Ao se esquecer de mencionar informações como essas, o contribuinte pega atalho para a malha fina.

O Fisco também questiona quanto havia na conta-corrente do contribuinte em 31 de dezembro do ano passado e quanto ele dispunha de investimentos, além das movimentações realizadas. Isso pode ser obtido pelo site do banco.

A cópia da declaração do IR do ano anterior é indispensável. O número do comprovante da entrega será cobrado.

É essencial que o contribuinte tenha separado as notas de desembolsos com Educação, como mensalidades escolares, de faculdade ou curso técnico (cursos de idiomas não são dedutíveis). O limite de abatimento é de R$ 2.958,23.

No caso de despesas médicas, como planos de saúde, consultas médicas, exames, fisioterapia, terapia ocupacional, psicólogo e dentista, o  Leão não impõe limites. Porém, com a Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde), a Receita fechou o cerco a quem costuma aumentar o total gasto no setor. O cruzamento das informações permite saber exatamente quanto foi desembolsado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;