Nacional Titulo
RJ nao teria recebido pedido de aviso sobre antibug
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 18:26
Compartilhar notícia


O governo do estado do Rio se preparou para evitar o bug do ano 2000, mas nao comunicou à Comissao Coordenadora do Projeto Brasileiro Ano 2000, do Ministério do Planejamento, porque nao há obrigaçao legal de fazê-lo, nem houve solicitaçao. A informaçao é do presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio (Proderj), Sérgio Rosa. O governo federal manifestou terça-feira preocupaçao com o problema no Rio e mais dez estados, que nao teriam encaminhado as informaçoes.

Nesta quarta-feira o coordenador do Centro de Controle do Bug do Ministério da Defesa, coronel Marcos Aurélio Ramos, solicitou os planos para enfrentar problemas no estado do Rio, especialmente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Segurança Pública. Na terça feira, o secretário adjunto da Comissao do Ministério do Planejamento, Marcos Osório de Almeida disse que o Rio era o único estado com peso no Produto Interno Bruto (PIB) que ainda nao havia comunicado sua estratégia.

Rosa informou que todas as simulaçoes feitas estao na página da Proderj na Internet e que uma comissao cuida do assunto desde fevereiro deste ano. "Nossa preocupaçao é com a segurança pública, todas as patrulhas estao ligadas ao satélite, e com o setor de saúde, que terá plantonistas em todos os hospitais públicos", explicou. "Gastamos R$ 7 milhoes em atualizaçao tecnológica e conversao de programas e as concessionárias estaduais nos submeteram seus planos e resultados."

"Quanto à folha de pagamento, estamos tranqüilos, porque já efetuamos o pagamento do último dia 22 de dezembro e só teremos que pensar nisso no dia 22 de janeiro, ou seja, já muito tempo para resolver os problemas que surgirem" comentou Rosa. "O único órgao que atrasou o seu planejamento foi o Detran, que completou o trabalho na semana passada, mas sua atuaçao nao tem reflexos imediatos na vida da populaçao." Segundo o chefe da comissao da Proderj, Ricardo Sigaud, após o inventário e a conversao dos equipamentos, 50 órgaos estaduais fizeram simulaçoes do ano 2000 no dia 20 de outubro passado, com nível de erros baixíssimo. "Os computadores antigos que nao comportavam a conversao foram substituídos e os novos tiveram os programas trocados sem problemas", informou Sigaud. "Mesmo assim, teremos 12 pessoas de plantao na Proderj no dia 31, para resolver qualquer eventualidade." Concessionárias- As concessionárias de serviço público também fizeram suas simulaçoes para evitar o bug do ano 2000. A Light gastou R$ 3 milhoes desde 1997, inventariando todos os equipamentos passíveis de sofrer o defeito e submeteu os resultados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na dia 31, 540 funcionários estarao de plantao e a Light vai monitorar a chegada da 0 hora em várias partes do mundo, a partir das 12 horas do dia 31 até as 6 horas do dia 1º de janeiro.

O Metrô Rio fez sua simulaçao nos dias 27 e 28 de agosto em uma estaçao da Zona Norte da cidade, inclusive nas bilheterias. Como o serviço funcionará sem interrupçao no dia 31 recebendo apenas passageiros em direçao a Copacabana das 18h às 24 horas do último dia do ano, todos os funcionários estarao de plantao. A Companhia Estadual de Gás (CEG) e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (CERJ) que fornece energia para o interior do estado também fizeram suas simulaçoes no segundo semestre deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;